Brasil Blogado » Escolar » Afim ou A fim

Afim ou A fim

Veja neste artigo qual é o modo correto de escrever “Afim ou A fim”. Fique por dentro de mais informações sobre o assunto, bem como exemplos e a etimologia da palavra. Confira!

     

Muitas pessoas tem dúvidas no momento de escrever determinadas palavras pelo fato delas serem escritas de duas maneiras e continuar com o mesmo significado. E analisando estas dúvidas iremos explicar qual é a maneira correta de escrever “afim ou a fim” e os seus significados distintos. 

Qual está correta?

As duas hipóteses existentes na língua portuguesa estão corretas. Porém os seus significados são diferentes, logo podemos diferenciar situações em que devemos utilizar uma ou a outra.

Você deve está se perguntando como assim, não é? Veja melhor como tudo funciona.

A palavra “Afim” se refere algo semelhante, assim ela vai possuir afinidade e ligação. Além disso, ela também significa pessoas próximas como (parentes) ou por afinidade (partidária).

Exemplo: O espanhol é uma língua afim do português. 

afim

Procure sempre pelo significado real da palavra antes de escreve-la. (Foto:reprodução)

Já a palavra “A fim”, separado, é utilizada na locução prepositiva ou seja: “a fim de”, para indicar um propósito, intuito, finalidade. Neste caso a palavra sempre virá acompanhada do artigo e preposição “A”. 

Exemplo: O aluno estudou muito a fim de tirar boa nota. 

Observação: no Brasil, o modo prepositivo (a fim) também é utilizado em contextos informais e tem como significado (estar com vontade, desejo, com interesse em alguma coisa ou em alguém).

Origem 

A palavra afim tem origem na palavra em latim affinis e pode ser considerada um adjetivo ou substantivo.

Sendo adjetivo, vai ser sinônimo de: semelhante, parecido, similar, análogo, conforme, próximo, vizinho. E já voltando ao substantivo terá  sinônimo de:  parente por afinidade, aparentado, adepto, aderente, aliado, entre outras. 

E quando colocado no plural, na maioria das vezes, aparecerá: afins.

Outras franquias lucrativas e dicas relacionadas:


Quer comentar ?