Brasil Blogado » Árvores » 10 Plantas ameaçadas de extinção e suas características

10 Plantas ameaçadas de extinção e suas características

Se está a procura de plantas que estão em extinção e que podem ser encontradas no Brasil, acompanhe este artigo. Pois além de imagens, você saberá a característica de cada uma delas.

     

A flora brasileira é bastante diversificada, como bem sabemos. Porém muitas espécies estão entrando na lista de extinção, já outros fazem parte da mesma, por já serem consideradas extintas. Para quem não sabe, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e outras diversas organizações listaram várias plantas e animais para que possamos saber, por onde devemos começar a proteção e os cuidados. E dentro dessa lista, se encontra as seguintes plantas:

  • Pau-brasil

O Pau-Brasil (caesalpnia echinata) é uma leguminosa nativa da  Mata Atlântica, no Brasil.  A árvore alcança de dez á quinze metros de altura, possui o tronco reto com casca cor cinza-escuro. A mesma tem capacidade de nascer em outras regiões. Suas folhas são compostas e binadas, de cor verde médio e brilhantes.

Caesalpinia echinata 2

Pau Brasil ( foto:reprodução)

  • Pinheiro-do-paraná

O pinheiro-do-paraná é uma árvore  nativa da região da floresta araucária. Ele pode crescer cerca de 20 a 50 metros de altura. Tem um formato cilíndrico, sendo suas cascas são grossas. E quando se trata do diâmetro, não se assuste, pois ele pode chegar a medir, aproximadamente, de 90 a 180 metros.

Pinheiro do Paraná

Araucária angustifolia (foto:reprodução)

E a sua nomenclatura cientifica é  araucária angustifolia.

  • Jacarandá-da-Bahia

Esta árvore pode chega a medir cerca 25  metros de altura. O seu tronco pode medir entre 40 a 80 cm de diâmetro. A casca do jacarandá-da-Bahia  é  fina e possui uma coloração pardo-acinzentada.  A sua nomenclatura cientifica é dalbergia nigra.

jacaranda8

Jacarandá Bahia (foto:reprodução)

 

  • Mogno

O mogno pode chegar a medir cerca de 20 a 30 m de altura. O seu tronco geralmente é reto e sua casca possui  cor parda-avermelho-escuro, de aspecto grosso. Ele é bastante utilizado na fabricação de móveis, apesar de estar na lista das árvores em extinção. A nomenclatura cientifica é a  swietenia macrophylla.

mogno africano 7 4 1 1024x681

Mogno (foto:reprodução)

 

  • Andiroba

 

Ela é uma árvore que pertence a família meliaceae e sua nomenclatura científica é a carapa guianensis Aub. Possui uma grande estrutura, assim como as demais citadas acima. O seu tronco também pode ser grande, podendo assim, medir entre 50 a 120 metros.

foto arvore andiroba 15

Andiroba (foto:reprodução)

 

  • Grumixama

A sua nomenclatura cientifica parte da  eugenia brasiliensis . Ela é uma árvore que pode chegar a medir cerca de 20 metros, o seu tronco é curto e suas folhas duras de tonalidade verde escura. E para quem nunca o viu, pode estar identificando a planta pelas flores pequenas e de cor branca.

064

Grumixama (foto:reprodução)

  • Palmito-juçara

A  família do Palmito-juçara  é a arecaceae. Essa árvore se trata de uma palmeira, que é caracterizada pela regeneração do tipo banco de plântulas.

euterpeedulis

Palmito Juçara (foto:reprodução)

 

  • Xaxim-verdadeiro

Essa árvore e de nomenclatura cientifica dicksonia sellowiana hook, de família dicksoniaceae, possui uma estrutura não muito diferente das outras plantas. O seu tronco é grande, podendo chegar a medir de 10 a 120 centímetros de diâmetro. A sua altura e de aproximadamente um a seis metros e as suas folhas são bipinadas.

dicksonia sellowiana xaxim ou samambaiacu1

Xaxim-verdadeiro (foto:reprodução)

 

  • Cabreúva vermelha

A  nomenclatura cientifica da cabreúva vermelha é myroxylon peruiferum. Suas características não  diferem das demais. A mesma pode chegar a medir de 12 a 26 metros de altura. Seu tronco pode variar de 60 a 80 centímetros de diâmetro e a sua casca  possui a coloração cinza.

cabreuva

Cabreúva vermelha (foto:reprodução)

 

  • Butiá imbuia

Sua nomenclatura cientifica é a  ocofea porosa. Essa espécie pode chegar a medir cerca de 15 a 20 metros de altura. No tronco podemos encontrar características de formato tortuoso e copa ampla.

butia capitata

Butiá imbuia (foto:reprodução)

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?