A Importância do Açúcar

A cana-de-açúcar é uma planta proveniente do sul e sudeste asiático. Na Europa ela fora cultivada na Espanha e posteriormente levado às Américas durante a expansão marítima onde foi cultivada em países como Brasil, Cuba, México, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. E na antiguidade, muito antes da expansão marítima, a cana-de-açúcar não era um produto valorizado, tanto que a planta não passava de uma especiaria exótica que só era utilizado como tempero ou remédio. Só depois de muito tempo é que descobriram uma forma de extrair o caldo da cana para fazer o melaço.

Enfim, a origem da palavra açúcar vem do termo sânscrito sarkara e a partir dele nasceu todas as versões da palavra nas línguas indo-européias: sukkar em árabe, saccharum em latim, zucchero em italiano, seker em turco, zucker em alemão, sugar em inglês e assim por diante.

O seu cultivo é eito por várias partes do Brasil.
A cana-de-açúcar é uma planta gramínea e por meio dela pode produzir diversos produtos como o próprio açúcar.
Foto Divulgação
Fonte: http://flores.culturamix.com/informacoes/o-cultivo-da-cana-de-acucar

História do açúcar no Brasil

Registros encontrados por pesquisadores, mostram que a cultura de cana-de-açúcar no Brasil iniciou-se em meados do século XVI. Porém, a implantação na colônia de uma empresa açucareira só ocorreu após as três primeiras décadas de 1500, pelas mãos de Martim Afonso de Souza que era o donatário da Capitania de São Vicente. O mesmo trouxe sementes da Ilha da Madeira que, na época, era uma das maiores produtoras de cana-de-açúcar e criou em suas terras o Engenho do Governador.

Anos depois, a propriedade do senhor que mudou a vida de muitos produtores, vendeu o território para o belga Jorge Erasmo Schetz, que acabou chamando o seu engenho de São Jorge dos Erasmos, que acabou sendo considerado o primeiro do Brasil. Mas a história não para por ai, no ano de 1550, Pernambuco torna-se o maior produtor mundial de açúcar e isso aconteceu devido a grande parte de engenho estar situada naquele estado e na Bahia.

O açúcar, por muito tempo, foi a base da economia colonial. A produção em larga escala atravessou séculos até chegar ao século XIX, tanto que a sua produção e comércio renderam duas vezes mais que o ouro e cinco vezes mais em relação a todos os produtos agrícolas reunidos.  Atualmente, não é muito diferente, o país continua sendo um dos maiores produtores de açúcar do mundo, porém dessa vez eles não trabalham somente com a produção de açúcar, mas também com o álcool combustível que é derivado da produção do açúcar.

Como o açúcar é feito

Matéria-prima

No Brasil, o açúcar é produzido por meio da cana-de-açúcar.

Preparo da cana

Primeiro a cana é lavada para que não fique nenhum tipo de sujeira, fungo ou bactéria. Logo depois, ela é picada e desfibrada antes de chegar às moendas onde serão trituradas. Passado por esse processo, inicia-se o tratamento do caldo, que é peneirado para retirar todas as impurezas e depois ele é encaminhado para fabricação.

Um dos mais saudáveis é o mascavo.
O açúcar pode ser encontrado de diversos tipos.
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://papodecozinhadoleo.blogspot.com.br/2012/09/o-acucar.html

Tal fabricação pode ser derivada, pois há vários tipos de açúcar como o cristal, mascavo, light, refinado e outros. Porém o mais simples e que a maioria usa no dia-a-dia é o cristal, que passa pelas seguintes etapas:

Quando o tratamento do caldo está pronto ele vai à fornalha onde é aquecido, feito isso ele é encaminhado para o processo de decantação. Neste processo a máquina vai absorver as impurezas e transformar o caldo mais claro do que já é. Depois, ele passa pelo processo de evaporização e cristalização, que é quando se transforma em xarope e logo depois é enviado para outro cozimento onde o resultado final é de uma mistura de cristal com mel.

E por fim, é levado para centrifugação e secagem. Nessa fase é quando os cristais são extraídos e enviados para centrifuga que os separa do mel e os encaminha para o secador. Assim é produzido a açúcar cristal!

Açúcar na Saúde

O açúcar pode dar aos alimentos: aromas, texturas e sabores, o que torna a alimentação muito mais satisfatória. E quando integrado a uma alimentação equilibrada, ele se torna essencial é o motivo para isso é simples. Lembra-se que a glicose é a principal fonte de energia para o corpo humano, desta maneira ele será o combustível necessário para que o organismo possa manter suas atividades diárias.

 Vale ressaltar que ao mesmo tempo que ele pode fazer bem,  o açúcar pode ser prejudicial pois quando consumido em excesso há o surgimento de várias doenças. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.