Aditivos para concreto

Muitos desconhecem a real serventia de determinados  produtos para construção e foi pensando nestas pessoas que tem de trabalhar com obras e vários materiais que o “Brasil Blogado” resolveu abordar  sobre esse assunto. Afinal, qual a importância e finalidade dos aditivos para concreto?

Os aditivos não estavam presentes nos primeiros passos do desenvolvimento do concreto, mas, atualmente, o produto é figura fundamental à sua composição. Há quem diga que ele é o quarto elemento da família que é composta por cimento, água e agregados. O aditivo é um produto empregado na produção de concreto e argamassa de cimento que são utilizados para modificar certas propriedades do material tanto fresco como endurecido.

Mas o que ele faz

Bom, o aditivo tem capacidade de alterar certas propriedades do concreto quando em fresco ou endurecido. E apesar dele estar sendo dividido por categorias, o aditivo carrega dois objetivos que são de ampliar as qualidades do concreto e o outro de minimizar seus pontos fracos. Deste modo o concreto fica mais resistente. Vejamos um exemplo abaixo.

Exemplo – Em uma aplicação o aditivo pode melhorar a qualidade do concreto nos seguintes aspectos:

. Resistência;

. Compacidade;

. Durabilidade;

. Bombeamento;

. Fluidez (auto adensável);

Ele pode ser misturado com outros componentes.
O aditivo ajuda na composição do concreto.
(Foto:Divulgação)

E também pode diminuir : 

. Permeabilidade;

. Calor de hidratação;

. Tempo de pega (retardar ou acelerar);

. Absorção de água;

A sua utilização do aditivo requer cuidados. É importante estar devidamente informado sobre o momento da aplicação do produto, evitando danos à saúde.  O aditivo possui um custo-benefício melhor em relação aos outros produtos que, além de demorarem para surtir feito, podem sair caro. Por tanto, se pretende utilizar um aditivo para concreto em sua obra, mas não sabe ministra-lo, peça ajuda para estar evitando transtornos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.