Agrotóxico é responsável por redução de fertilidade de trabalhadores do campo

São diversos os temas abordados no meio da saúde quando se trata dos Agrotóxicos, mas dessa vez os estudiosos decidiram ir mais longe e pesquisaram se eles podem ocasionar problemas de infertilidade no trabalhador do campo, é a resposta foi simplesmente inacreditável, mas já esperada. Sim, pode!

Em um estudo realizado no Brasil foi possível constatar que existe uma possível relação entre o uso de agrotóxico por agricultores e alterações no sistema reprodutivo. Na pesquisa foram utilizadas amostras de sêmen de cerca de 370 jovens entre 18 e 23 anos, e por meio do material o resultado obtido foi que os moradores de áreas rurais, com maior exposição aos agrotóxicos, possuíam um declínio da qualidade seminal em comparação aos que vivem na área urbana.

Mantenha-se longe do agrotóxico.
Créditos da Imagem: http://temperospaisagismo.blogspot.com.br/2012/07/diga-nao-aos-agrotoxicos-em-referencia.html
(Foto Divulgação)

De acordo com Cleber Cremonese (autor do estudo),  algumas estruturas químicas do agrotóxico acabam sendo semelhantes as dos hormônios, e elas fazem com que receptores das células se confundam e acabem passando a produzir mais ou até mesmo há não produzir hormônios, o que acaba deixando o trabalhador infértil.

Além disso, em meio a observação das amostras foi identificado que a estrutura do sêmen acaba sendo reduzida por volta de 15% e 32%, mostrando assim que conforme for a força, melhor será a qualidade do sêmen, o que acaba comprovando a dificuldade do homem do campo de procriar. Mas é importante ressaltar que não é somente isso que vai influenciar na infertilidade do trabalhador, mas também, coisas como: alimentação, bebidas e outros.

Enfim, as pesquisas mostram que se todos utilizassem desde cedo equipamentos apropriados para o manuseio do mesmo, poderiam evitar que isso e muitas outras doenças que são provocadas pelo agrotóxico acontecessem. Contudo, as pesquisas até  hoje realizadas estão sendo cada vez mais aprofundadas. Os pesquisadores querem saber o que poderá acontecer com esses jovens daqui 20 anos, já que com a base de 20 já apresentam tamanho problema.

Atenção: Se você- leitor é um agricultor ou conhece alguém que seja e trabalhe dentro do ramo, conte a ele sobre o nosso artigo e mostre o quão bom seria se ele se prevenisse desse perigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.