Álcool durante a gestação

Quando se descobre que está gravida nem sempre é uma alegria, pois pode ser que não seja a melhor hora para se ter um filho. Mas isso é algo que nos mulheres podemos planejar, sim.  Mas por muitas vezes, não possuímos o controle da situação, então a única maneira é aceitar, encarar a situação e cuidar do presente divino que o altíssimo, nos concedeu.

álcool e grávidez02O primeiro passo de uma gestação é ir até o médico, fazer uma ultrassonografia e uma intravaginal, para se saber, quantos dias possui o feto. Feito isso se inicia, o período do pré-natal, que nada mais é do que, o tempo em que a mulher e acompanhada pelo médico obstetra.

E nessas consultas ele faz exames rotineiros e analisa se está tudo bem com a mamãe e também, com o desenvolvimento da criança. Porém no meio dessas consultas, muitos médicos percebem que as mães fazem o consumo de bebida alcoólica, o que não é nada bom, nem para ele e muito menos para o seu filho. 

Álcool no organismo do seu filho

 

Mas o que acontece, quando ingerido álcool na gravidez?

Quando a mamãe ingeri esse tipo de bebida, ela passa por vários órgãos e também pela sua placenta, que é aonde se encontra o feto. O feto dentro dos nove meses, está em período de construção. Então o seu fígado, que é um dos órgãos que compõe o corpo do ser humano, vai acabar absorvendo aquela substância ingerida por sua reprodutora.

Só que o corpo de um feto é diferente do ser adulto. Então o que acontece, o álcool, vai possuir duas vezes a mais o efeito. Então o organismo da criança que ali está sendo reproduzida, vai se destabilizar. Mas esse não é o único perigo que ela corre, por esse ato, vamos acompanhar logo abaixo, quais são os outros detalhes, que o prejudicam.

  • álcool e grávidez01Aborto espontâneo
  • Trabalho de parto prematuro
  • Falta de crescimento do feto ou quando criança.
  • O rosto pode ser desconfigurado.
  • Pode prejudicar o retardo mental.
  • Distúrbio de comportamento
  • Diminuição do tamanho do crânio
  • Retardo neuropsicomotor.
  • Alteração no peso (o bebê, exposto a isso, pode nascer com dois quilos).
  • E muitos outros.

Enfim, pode-se perceber que isso não faz bem. Dados da organização mundial de saúde, indicam que cerca de 12 mil bebês, por ano desenvolvem a Síndrome de Fetal do Álcool e que somente cerca de 2,2 de cada mil, desses bebês, nascem vivos.  Uma estimativa nada agradável de ver, ler e viver.

Então para que o seu filho não entre nesses números cuide-se. Diga não a bebida ao período de gestação e também amamentação. Fazendo isso, poderá evitar problemas futuros para você e seu filho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.