Brasil Blogado » Saúde » Alergia Vaginal

Alergia Vaginal

A alergia vaginal comumente provoca alguns sintomas desconfortáveis que geralmente são provocados por bactérias e fungos, bem como reações do próprio organismo para se defender ou alertar sobre algo que não está funcionando corretamente.

     

Várias mulheres em determinado momento de sua vida, se deparam com alguns inconvenientes relacionados a saúde de seu órgão genital. São sintomas desconfortáveis que geralmente são provocados por um alergia na região, essa por sua vez, pode afetar tanto a vulva, o clitóris, quanto os grandes e pequenos lábios vaginais e a região externa.

São vários os fatores que podem desencadear uma alergia vaginal. Dentre os mais comuns está o uso de produtos químicos que possuem muitas substâncias irritantes - amaciante de roupa, sprays femininos, pomadas, cremes, sabonetes, lubrificantes, preservativos, entre outros. Portanto devem ser evitados assim que possível, uma vez que os mesmos podem causar as reações alérgicas.

alergia vaginal

Sintomas de alergia vaginal pode estar associados a DST’s.

Outros problemas femininos também aumentam a incidência de acontecer uma alergia. Quando a mulher entra no período da menopausa por exemplo, acontece um afinamento da parede vaginal, além de uma menor lubrificação da região, devido a quantidade minimizada de estrogênio, o que resulta nos sintomas de uma alergia.

A baixa imunidade também provoca os mesmos sintomas de uma alergia, assim como o estresse pode aumentar o nível de coceiras na região, o que deixa o canal vaginal mais mais suscetível a infecções. Além disso, provoca outros sintomas com inchaço, secreção e odor. Comumente a alergia vaginal pode estar associada a candidíase, originada pelo fungo Candida albicans, que se prolifera por causa do desequilíbrio do local.

A candidíase provoca um corrimento branco e sem cheiro , junto a coceira intensa seja interna ou externa, associada a ardor, inchaço, vermelhidão, além de dor ao realizar uma relação íntima. Várias doenças são adquiridas no ato íntimo, portanto é importante utilizar meio contraceptivo de barreira.

  • Para evitar as alergias, recomenda-se manter alguns hábitos de vida, bem como:
  • Não utilizar calcinhas de lycra com muita frequência, prefira as de algodão;
  • Não utilizar roupas muito justas;
  • Utilizar sabonete íntimo adequado e apenas algumas vezes por semana;
  • Fazer a higiene correta na região genital;
  • Não ficar com biquíni molhado por muito tempo;
  • Manter uma alimentação saudável, sem o abuso de alimentos gordurosos.

Saiba Mais


Quer comentar ?