Brasil Blogado » Biologia » Alimentação dos anfíbios

Alimentação dos anfíbios

Em geral, os anfíbios se alimentam principalmente de insetos, embora algumas espécies mais corpulentas do grupo, como por exemplo a rã-touro americana, cheguem a capturar pássaros e até mesmo peixes para se alimentarem, acesse e veja mais informações.

     

Em geral, os anfíbios se alimentam principalmente de insetos, embora algumas espécies mais corpulentas do grupo, como por exemplo a rã-touro americana, cheguem a capturar pássaros e até mesmo peixes para se alimentarem. Os anfíbios possuem dentes de pequeno porte, e a língua bastante pegajosa, que projeta-se para fora da boca do mesmo a fim de capturar e retrai as presas.

Classificação Científica dos Anfíbios:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Ordem: Anura
Família: diversificadas

As principais categorias/grupos cujo os anfíbios são divididos são:

  • – Anfíbios Caudatas, também denominados como de anfíbios com caudas, como as salamandras e os sirenídios.
  • – Anfíbios Apoda ou Gmnofiona, são os anfíbios que possuem o formato de verme.
  • – Anfíbios Anura, são os anfíbios que não possuem cauda, como os sapos e as rãs.

Os anfíbios normalmente, vivem parcialmente na terra e parcialmente na água, os mesmos constituem o grupo de cordatos a viver fora da água. Essa parcialidade de adaptação de ambientes é permitida porque esses animais possuem pulmões, órgãos dos sentidos e pernas que podem funcionar tanto em ambientes aquáticos, quanto no ar (ambientes terrestres). Ressaltando que dentre as especies de animais adaptados ao meio terrestre, os anfíbios são os mais dependentes da água.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?