Alimentos que mais contém cálcio

Dentre todos os minerais, o cálcio é considerado o mais importante devido ao seu maior aproveitamento no organismo que os demais. Esse elemento é responsável por atuar na formação estrutural dos dentes e ossos, auxilia a coagulação do sangue, estabelece o equilíbrio do corpo, ajudando nas contrações musculares do coração, entre os demais fatores.

Sua carência no organismo causa grandes transtornos à saúde, podendo fazer com que o indivíduo adquira o raquitismo (doença que provoca a deformação dos ossos dos membros inferiores durante o processo de desenvolvimento do individuo).

Pesquisas nutricionais da OMS ( organização mundial de saúde) revelam que a quantidade diária de cálcio recomendada para a ingestão é de 1.000 mg para o adulto que esteja com o organismo saudável.

Observação: essa taxa poderá variar de acordo com a idade, condições físicas e o quadro de saúde do indivíduo.

Alimentos ricos em cálcio

Alimentos ricos em cálcio
(Foto: Divulgação)

» Sardinha;
» Amêndoas;
» Brócolis;
» Carne de caranguejo;
» Couve;
» Feijão branco;
» Espinafre;
» Tofu;
» Soja em grãos;
» Semente de gergelim;
» Linhaça;
» Chia;
» Aveia;
» Grão de bico;
» Manjericão;
» Leite de soja;
» Rúcula;
» Laranja;
» Salsa.

Curiosidade

Existem alguns alimentos que diminuem a capacidade do organismo em absorver o cálcio, com isso é extremamente importante que o seu consumo seja controlado, sendo eles: sal, café, chocolate, proteínas, gorduras, excesso de ferro, refrigerantes e os alimentos com ácido oxálico e fitatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.