Brasil Blogado » Alimentação » Alimentos Transgênicos

Alimentos Transgênicos

Entenda neste artigo o que são os alimentos transgênicos, saiba como são produzidos, suas vantagens e desvantagens de produção, consumo, entre outros assuntos sobre o tema. Acompanhe!

     

São descritos como alimentos transgênicos todos aqueles que possuem em sua estrutura uma genética alterada artificialmente, se transformando em algo não existente na natureza. Esse procedimento acontece quando os cientistas e pesquisadores adicionam um gene diferente ao corpo, podendo ele ser de um animal, vegetal, vírus ou bactéria.

Devido a troca genética existente nessa reação, novas características são criadas e dadas a espécie modificada. Em relação aos alimentos, todo esse processo costuma ser feito para fazer com que sua produção seja mais resistente as pragas, para que cresçam mais rapidamente e atinjam tamanhos maiores que os tradicionais, para que tenham um amadurecimento prolongado, para que haja uma alta melhora nutricional, entre outros.

Toda essa transformação é realizada através da engenharia genética, desde 1973, com técnicas de biotecnologia. No Brasil, essa troca de DNA só começou a acontecer depois de 1988, tendo como a sua principal empresa representante de cruzamento de genes à produção de alimentos transgênicos a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que possui atualmente uma série de acordos e parcerias com outras instituições de altíssima qualidade, como a Monsanto, a AgrEvo, a Cyanamid e a Rhône-Poulenc.

Alimentos Transgênicos

Tomates transgênicos.
(Foto: Divulgação)

Alimentos

Os principais alimentos considerados transgênicos atualmente são:

» Arroz;
» Soja;
» Milho;
» Canola;
» Mandioca;
» Inhame;
» Batata doce;
» Melão;
» Tomate;

Vantagens

» Maior resistência e durabilidade no armazenamento e na estocagem;
» Aumento da produção de alimentos;
» Eliminação das pragas nas plantações;
» Melhora do conteúdo nutricional;
» Produção de alimentos com fins terapêuticos;

Desvantagens

» Aumento das reações alérgicas;
» Aumento da resistência aos pesticidas;
» Os compostos usados para a eliminação de pragas podem vir a eliminar espécies de animais benéficos para a plantação, como as minhocas e abelhas;
» As plantas que não sofrem a modificação podem vir a ser eliminadas pelo processo de seleção natural;

Segurança

A CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) é a empresa responsável por observar e autorizar todas as formas de plantio e a Embrapa por analisar e cultivar os alimentos transgênicos, assim como testar novas trocas genéticas, porém, esses produtos ainda não podem ser comercializados, isso porque várias polêmicas alertam que tais mercadorias podem vir a causar danos a saúde dos consumidores, como as reações alérgicas.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?