Anticoncepcional

Ao ficar menstruada pela primeira vez, a moça deve ser levada ao consultório médico ginecológico para que se possa ser feito alguns exames físicos e a mesma estar esclarecendo dúvidas com o médico, tais como o uso da camisinha, anticoncepcional, ciclo menstrual, dentre diversos assuntos que transcorrem durante a consulta.

A consulta ao ginecologista faz-se necessário, pois o profissional irá passar à paciente os devidos cuidados que mesma deve ter com a vida intima. Por isso, você que é mãe, acompanhe sua filha ao ginecologista e você que é filha converse com sua mãe sem receio.

Vocês sabiam que uma das maiores dúvidas das mulheres até hoje é sobre como tomar o anticoncepcional? Quais as importâncias destas pilulas no organismo da mulher? Quais seus efeitos? Pois é, algumas mulheres sentem vergonha de perguntar sobre o assunto e fingem que entendeu, fazendo com que a dúvida siga com elas por um longo tempo.

Ele deve ser tomado yodos os dias, até o final da menopausa.
Tome o anticoncepcional. (foto:divulgação)

 

Alguns médicos também cometem o grave erro de não explicar detalhadamente o caso às pacientes, sobre o que significa cada remédio, para que servem, como e quando consumi-los e dentre outras diversas ações. Para quem não conhece o produto, pode acabar sofrendo com as consequências pelo simples fato de ter “vergonha” de perguntar. Por tanto, quando for ao médico, pergunte tudo, esclareça suas dúvidas, pois  somente assim saberá o que realmente está fazendo com  sua saúde.

Anticoncepcional

Para toma-lo é preciso ir ao médico primeiro, fazer exame de sangue para saber a dosagem de hormônios que o corpo precisa e depois aprender a consumi-lo.

O anticoncepcional deve ser tomado pela primeira vez assim que a menstruação vier. Logo depois que os comprimidos acabarem, que no caso serão 21, a menstruação voltará. Neste momento você interrompe o consumo  e espera entorno de sete dias. Passado o período menstrual, retornará a tomar o remédio e continuará com ele todos os dias.

Atenção: durante o período menstrual, mantenha relações sexuais com uso de preservativos, pois estará fértil e há o risco de engravidar.

Acabado a cartela do anticoncepcional, aguarde dentro de dois dias e a menstruação virá, podendo ficar menstruada entorno de quatro à sete dias. Após estes dias o mesmo irá embora.

Observação: algumas mulheres podem ficar até 14 dias menstruadas, isso acontece pelo fato do ciclo ser desregulado e tal feito é provido de alteração hormonal ou alguma doença. Caso a sua seja desse jeito, procure um médico e faça  alguns exames para descobrir o verdadeiro motivo.

O anticoncepcional em adesivo, deve ser trocado mensalmente, o em comprimido e tomado todos os dias e o injetável, apenas de três em três meses.
O anticoncepcional pode ser encontrado em forma de comprimido, injetável ou adesivo. (foto:divulgação)

 

Perguntas Frequentes

Tem hora para tomar o anticoncepcional?

Não existe hora apropriada para consumir o comprimido. Mas os médicos indicam que os comprimidos sejam tomados antes do almoço, pois algumas mulheres tendem a ficar com o estômago ruim, devido a dosagem ser forte. No entanto, vocês podem estar tomando ele, no momento em que lembrarem. O importante é não esquecer e ficar no prazo de 24 horas.

 Eu esqueci de tomar o anticoncepcional, e agora?

Se esqueceu de tomar apenas uma pílula, não tem importância. Basta no momento em que for tomar a próxima, tomar a que esta faltando.

  Esqueci de tomar duas pílulas, o que pode acontecer?

 Neste caso já não indicamos que tome mais as pílulas. O certo é esperar acabar o período da menstruação vir e depois iniciar novamente um novo ciclo com o remédio.

E se esqueci de tomar o anticoncepcional, tive relação sem uso do preservativo corro o risco de engravidar?

Sim,  você vai correr o risco de ficar grávida. Atenção, o anticoncepcional serve para evitar a gravidez, para controlar os hormônios e até mesmo algumas doenças no ovário. Mas isso só vai acontecer quando ele for utilizado de maneira correta. Caso tenha acontecido isso e não tiver passado ainda 12 ou 24 horas, peça para o seu parceiro comprar a PDS- Pílula do Dia Seguinte. Deste modo  poderão evitar uma gravidez indesejável.

Observação: a PDS, perde seu efeito conforme o tempo tomado depois do ato, ela pode atrasar a menstruação, desregular todo o ciclo e só pode ser tomada no máximo três vezes no ano, pois a sua dosagem de hormônio é muito grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.