Brasil Blogado » Geografia » Aprenda como se dá a formação das correntes marítimas

Aprenda como se dá a formação das correntes marítimas

Não sabe como se dá a formação das correntes marítimas? Aprenda aqui, nesta matéria, as principais características e a sua influência no clima em diversas regiões do planeta.

     

As correntes marítimas correspondem às massas de água que migram ao longo dos oceanos e mares. Essas massas se locomovem, então elas não interagem com as águas dos lugares que já percorrem, desse modo elas detêm suas características particulares, tais como: cor, temperatura e salinidade.

Para àqueles que não sabem, essas formações acontecem devido os movimentos de grandes massas de água nos oceanos e mares. Devido a circulação dos ventos, as correntes marítimas tendem  influenciar no clima de diversas regiões próximas ás águas ou não.

O azul indica a corrente fria e o vermelho a quente.

Correntes oceânicas frias e quentes.
( Foto Reprodução)

Sua origem dá-se na circulação dos ventos na superfície e no movimento da rotação da Terra. Quando as correntes marítimas se locomovem, levam consigo umidade e calor, interferem na vida marinha e terrestre, conseqüentemente. Estas correntes tem um importante papel de equilibrar  oceanos e mares.

E para quem acha que ela é homogênea, está totalmente enganado. Diferente de sua característica e origem, as correntes podem ser: quentes e  frias.

> Correntes quentes: são originadas de regiões intertropicais ou zonas tórridas da terra.

> Já as correntes frias é originaria das zonas polares que migram em sentido às regiões equatoriais, fazendo com que o clima do local mude.

As principais correntes marinhas do mundo: são a do golfo, que se move no sentido sul-norte, mais precisamente pela costa leste dos EUA e em seguida pela Europa. Logo após a corrente a do Brasil, que se move no sentido norte-sul, pela costa brasileira. Depois a corrente de Humbolt, que se move pelo pacífico e que está relacionada com o efeito “El Niño”. Por fim, a corrente de Bengala que se move no sentido oeste-leste da direção do oceano índico.

A imagem demonstra onde se encontra, as correntes citadas logo acima.

Principais correntes marítimas.
(Foto Reprodução)

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?