Árvores da amazônia

 

A Amazônia é a maior floresta com clima tropical existente no mundo, a maior parte é localizada no Brasil, éla é distribuída no Pará, Mato grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Amazonas. Possui uma grande variedade de plantas e árvores como:

Seringueira, árvore que mede cerca de 20 metros de altura, em sua casca é encontrado todo o latéx para a comercialização e fabricação de diversas borrachas como preservativos, pneus, borrachas escolares.

 

Babaçu, é uma espécie de palmeira, pode atingir cerca de 20 metros de altura, possui folhas alongadas e flores amareladas, frutos ovais, sua palha é aproveitada para a fabricação de objetos artesanais como cestas, bijuterias, e a comercialização de amêndoas.

 

Castanheira, usado na alimentação sendo muito rico em nutrientes, seu tronco pode chegar até cerca de 50 metros de altura, as folhas são verdes escuras e alternância de cor clara, possuindo frutos globulosos.

 

Bálsamo; árvore também chamada de copaíba, pode chegar até 30 metros de altura, apresenta pequenas flores e cahos do fruto onde cada um apresenta uma única semente, muito usado para fins medicinais, na produção de óleos que tratam brônquite e diversas infecções.

 

Ingás, são árvores que possuem o tronco curto medem por volta de 18 metros de altura, possuem folhas alongadas, apresentam flores brancas, e fruto bastante saboroso e nutritivo.

 

Argelim pedra, considerada a maior árvore existente na floresta amazônica mede por volta de 60 metros de alturta, com troncos que sofrem uma espécie de descamação, folhas bipinadas, muito usada na fabricação de janelas de madeira, ripas, assoalhos.

 

Cedro; mede cerca de 35 metros com folhas comn cerca de 80 cm começa a produzir sementes aos seua 40 anos de vida, muito usada para a fabricação de molduras, e móveis.

 

Maçaranduba, mede aproximadamente 40 metros de altura, troncos retos, folhas grandes e amareladas nas pontas, muito usada na construção civil e na fabricação de pisos de madeira.

Cumaru-ferro, são usados para amolar facas e utensílios em geral, uma madeira muito resistente à pragas.

 

Aroeira, mede cerca de 30 metros de altura, folhas agrupadas, alguns tipos são usados na culinária e em medicamentos terapêuticos para tratar sintomas de febre, gripes e sua resina é usada no tratamento de reumatismo e doenças respiratórias.

 

Bambu, muito usado na elaboração de móveis.

 

Açaí, é uma árvore frutifera que mede cerca de 25 metros de altura, possuindo duas variedades do açaí sendo roxo e branco.

 

Jatobá, mede cerca de 20 metros de altura, seu tronco mede 1 metro de diâmetro e os frutos apresentam uma farinha comestível.

 

Morototó, mede aproximadamente 35 metros de altura, uma árvore de fácil crescimento não precisando de solos apropriados, sendo mais conhecida como mandioqueiro sendo muito usada para a fabricação de comprensados.

Pupunheira, uma árvore que mede cerca de 20 metros de altura, todos os seus componentes são aproveitados como tronco para a fabricação de casas de madeira, as folhas são aproveitadas para fazer a cobertura de acampamentos e as flores sá usadas na elaboração de temperos culinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.