Berruga ou verruga

Muitas pessoas se confundem quanto a escolha da palavra corretamente escrita ou falada do termo – berruga ou verruga. Na verdade a palavra “verruga” é a grafia correta da língua portuguesa, embora “berruga” seja a forma utilizada de maneira popular e informal.

Geralmente o termo berruga é usado por pessoas de diferentes cidades, bem como outros termos que são similares a palavra original verruga. Entre os comuns utilizados no Brasil estão – acantoma, papiloma, acantoma, acrotímia, sarcídio, carúncula e condiloma.

A verruga é caracteriza como uma formação arredondada na superfície da pele, geralmente causada pelo crescimento anormal de estruturas cutâneas. No entanto, existem diferentes tipos de verrugas provenientes de causas distintas, por isso é importante observar os fatores causantes e as características diferenciadas no objetivo de identificar um problema mais sério.

verruga
Tipo comum de verruga

As verrugas podem se desenvolver em grande número, se assemelhando a uma pequena couve-flor. Existem algumas que surgem por causa de vírus, atingindo os lábios e/ou a língua. Estas podem ser transmitidas para outra pessoa se a mesma for aberta por algum motivo, assim o vírus contido se propaga.

Podem surgir em diferentes partes do mundo, com uma variedade de número, formas e tamanhos. As chatas também denominadas como epiteliais, aparecem na sola do pé parecidas com calos, na face surgem algumas pequenas projeções providas de pelos. Ainda existem as verrugas genitais ou venéreas encontradas na região íntima, causadas pelo vírus do papiloma humano – (HPV),podendo ser de mais de 35 tipos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.