Brasileiros que ganharam o Premio Nobel

Até os dias atuais nenhum brasileiro foi laureado com o Prêmio Nobel, embora o sanitarista e médico, Carlos Chagas tenha recebido indicações. Portanto é importante ressaltar que o sanitarista e médico, Carlos Chagas foi o brasileiro que chegou mais próximo a ser laureado com o Prêmio Nobel.

Carlos Chagas recebeu indicações ao Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em meados dos anos de 1921 e de 1925. Carlos Chagas recebeu indicações ao Prêmio Nobel por ter descoberto a doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, doença essa que é transmitida pelo inseto barbeiro. O causador da doença, inseto barbeiro, passou a ser denominado com o nome de seu descobridor, Chagas.

Carlos Chagas descreveu o ciclo completo da doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, e embora tenha conseguido reconhecimento, o mesmo não foi laureado com Prêmio Nobel por questões políticas. Na época em que Carlos Chagas foi indicado, o Brasil ainda tinha pouca representatividade no comitê do prêmio, além disso outros médicos brasileiros rejeitaram as descobertas do médico e sanitarista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.