Caatinga

A Caatinga é um bioma, onde só existe no Brasil, podendo assim afirmar, que não a existe em nenhuma outra parte do nosso planeta. Ela possui esse nome devido a uma tribo indígena ter colocado e na língua deles significa: mata branca. Ela tem aproximadamente, cerca de 734478 km² e pode estar sendo encontrada nos seguintes estados: Ceará, Paraíba, Pernambuco, Norte de Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte. 

A temperatura nesse locais podem estar alterando anualmente. Podendo assim ser bastante elevadas, ficando  entre 25°C e 30°C, tendo clima semiárido e o seu solo quase que totalmente raso e pedregoso, sendo assim formado por diversos tipos de rochas. E a sua vegetação é bastante diferente do que se é acostumado ver pelos outros lugares. As suas plantas, conseguem sobreviver meio a tanta sequidão, porém algumas delas possuem águas dentro e outras dão conta de sugar da chuva o máximo de água que conseguem, fazendo assim então, com que sobrevivam. E ela pode estar sendo constituída por três tipos de estratos, que são: arbóreo, arbustivo e o herbáceo, e algumas delas podem estar produzindo, óleos, frutas, fibras e também cera.

E apesar disso tudo a economia desses locais, vivem da agropecuária. Porém sempre voltada  para as irrigações artificiais. Por tanto, quem estiver pensando em partir, para esse ramo, nesses locais, procure saber antes, o que realmente pode lhe trazer dinheiro, para que enfim, possa começar a investir. Isso é dito porque o homem já explorou cerca de 80% dela, deixando assim, menos de 01% protegido. O que não é nada favorável para ninguém, que está ali. E apesar de tudo isso, esses estados que cortam a caatinga, ainda conseguem ter uma fauna bem diversificada.

caatingaEnfim, uma das únicas coisas que ajuda o povo ali, são as chuvas que acontecem no início do ano. Elas  fazem com que as plantas e arvores cresçam mais rápido, devolvendo assim ao menos a sombra ao próximo. Porém além disso, quem vive ali não enfrenta somente isso. Eles passam também, por diversos problemas sociais, que podem estar sendo associados ao baixo nível de renda, escolaridade e também a falta de saneamento básico, o que acaba levando, na maioria das vezes ao aumento da mortalidade infantil.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.