Câncer de garganta

O câncer de laringe, conhecido popularmente como câncer de garganta ocorre predominantemente nos homens e é considerado um dos cânceres mais comuns entre os que atingem a região do pescoço e da cabeça. O câncer de garganta representa cerca de aproximadamente 25% dos tumores malignos que acometem a região do pescoço e da garganta e cerca de aproximadamente 2% de todas as doenças malignas.

A ocorrência do câncer de garganta pode se dá em uma das três partes em que se divide o órgão: glote, laringe supraglótica e subglote. Cerca de aproximadamente 2/3 dos tumores surgem principalmente na área do glote (corda vocal verdadeira), e 1/3 acomete a área da laringe supraglótica (região acima das cordas vocais).

Sintomas do câncer laringe:
Os sintomas relacionados diretamente à localização especifica da lesão. Assim, a rouquidão indica o tumor subglótico ou glótico, e a dor de garganta sugere o tumor supraglótico. O câncer supraglótico é acompanhado de alguns sinais, como dificuldade em engolir (disfagia leve), alteração na qualidade da vocal (qualidade da voz) e sensação de que há um “caroço” na garganta. Nas lesões mais avançadas das cordas vocais, além de sintomas como a rouquidão, podem ocorrer também dores na garganta, dispneia e disfagia (falta de ar ou dificuldades respiratórias).

Prevenção do câncer de laringe:
Para prevenir o aparecimento do câncer de garganta, seguir uma alimentação saudável e evitar o consumo (principalmente o consumo excessivo) de substancias alcoólicas, e evitar o tabagismo, pois os mesmos são os maiores inimigos da laringe. Fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe. Outros fatores que são relevantes para o surgimento do câncer de garganta são o mau uso da voz, estresse, falar em tom muito alto e sem fazer breves pausas pode causar os chamados calos vocais.

Diagnostico do câncer de laringe:
Para diagnosticar o câncer de laringe é indispensável e necessário o acompanhamento e a orientação de um médico otorrinolaringologistas (médico especializado em cuidar de doenças do ouvido, nariz ou garganta), pois o mesmo está apto a oferecer um diagnostico com segurança e instruir ao tratamento adequado, caso seja necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.