Causas e Consequências do Aquecimento Global

O Aquecimento global é um  fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e aumento da temperatura média do planeta. Tal acontecimento é regido por fatores naturais ou antrópicos, o que acaba provocando vários desastres ambientais em diversas regiões do planeta. Sendo assim, pode-se dizer que ele é um processo decorrente ao aumento das temperaturas dos oceanos e do ar que se encontra perto da superfície da Terra. 

O aumento da temperatura iniciou em meados do século XIX e, segundo especialistas, deve continuar avançando adentrando o século XXI. Tal fato ocorre devido as emissões de gases poluentes na atmosfera, prejudicando biomas em diversas regiões do planeta. 

E devido a essa decorrência do aumento da temperatura, permeia as consequências ao longo dos anos como chuvas em excesso em certa região e em outra a estiagem prolongada. Assim como o descolamento de blocos de gelo que acarreta o aumento do nível do mar que, aos olhos humanos parece imperceptível, mas é gigantesco na ótica de um planeta como a terra. Veja abaixo as consequências do aquecimento global em nosso planeta.  

Consequências do Aquecimento Global

As consequências do aquecimento global são diversificadas e complexas, podendo gerar danos irreversíveis à humanidade.

. Degelo

O fenômeno acontece quando há o derretimento das geleiras gerando transtornos ambientais e sociais. O aumento da temperatura dos oceanos acaba fazendo com que as geleiras derretam e o nível do mar suba, provocando o desequilíbrio ambiental e social. 

Usos polares, não estão tendo onde se abrigar.
Devido o derretimento das geleiras diversos animais estão perdendo o seu habitat e consequentemente correndo risco de extinção.
(Foto:Divulgação)

Para se tenha noção, as regiões mais afetadas pelo aquecimento global são o Ártico, Antártida e várias cordilheiras. Recentes pesquisas  apontam que:

* A camada de gelo do Ártico está 40% mais fina e a redução de sua área  é 15%.

*  A  Antártida já perdeu mais de 3 mil quilômetros quadrados de extensão.

* A Groelândia, maior ilha do mundo pertencente ao reino da Dinamarca, também tem sofrido com o aquecimento global. Conforme o derretimento em ritmo acelerado das geleiras, o nível do mar sobe gradativamente.  

 A elevação do nível dos oceanos obriga a população residente em áreas costeiras a migrar para outras localidades. Estima-se que cerca de 200 milhões de pessoas sejam afetadas pelas consequências do aquecimento global.

. Desertificação

Acontece quando há alteração no regime das chuvas na região, ou seja:

* Intensificação das secas em determinados locais devido a falta de chuva.

* Escassez de água devido ao baixo nível de abastecimento de águas, ou seja, dos rios.

Diversas cidades se encontram debaixo de água devido as chuvas.
Várias cidades estão sofrendo com chuvas intensas.
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/04/1257329-chuvas-fortes-causam-alagamentos-e-deslizamentos-em-cidades-de-sc.shtml

* Alterações de ecossistemas, redução da biodiversidade e  perda de áreas férteis para a agricultura.

* Disseminação de doenças como a malária, esquistossomose, febre amarela e outros devido as mudanças climáticas e situações reais das regiões e meio ambiente. 

 Nota-se que o aquecimento global tem consequências somente negativas para o planeta. E para que haja uma concessão entre tudo que está sendo provocado, é necessário tomar medidas ambientais para que as consequências possam ser amenizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.