Causas motivo da menstruação atrasada

Por causa da irregularidades do ciclo menstrual, como frequência de fluxos, ausência ou aumento do fluxo e ainda menstruação dolorosa, muitas mulheres se deparam com um dilema em determinados meses ao longo de sua vida. Por causa dos problemas relacionados ao fluxo menstrual, muitas dúvidas surgem principalmente quando o mesmo se atrasa ou permanece ausente por um determinado período.

Há quem mantenha um ciclo menstrual extremamente regular, mas em algum momento esse regularidade se altera devido a diferentes fatores – níveis hormonais, estresse, uso de dietas, entre outros elementos. Por ter propriedade variante, o fluxo está vulnerável a adiantamentos ou atrasos.

fluxo menstrual.
Diferentes fatores desencadeantes podem ser derivar um atraso do fluxo menstrual.

Geralmente, quando ocorre o atraso da menstruação, a primeira hipótese a se pensar e sobre a possibilidade de ser um gravidez. Esse é um importante fator, mas que somente é causador se houver acontecido o ato íntimo entre um homem e uma mulher sem que se tenha utilizado qualquer contraceptivo, do contrário está descartado.

Outros fatores desencadeantes podem ser derivar um atraso do fluxo, são problemas de saúde de níveis diferentes, do mais grave ao mais relevantes capazes de interferir no funcionamento correto do sistema reprodutivo feminino. Enumeram-se a seguir:

Amenorréia – ocorre quando a menstruação está atrasada por um período mínimo de até três meses e não há indício de gravidez.

  • Pode ser causada pela prática excessiva de exercício físico, estresse físico ou psicológico, transtornos alimentares ou tumores e distúrbios hormonais.
  • O tratamento consiste em duas vertentes – mudanças no hábitos de vida e o uso de medicamentos como anticoncepcionais orais.

Insuficiência ovariana prematura – ocorre um suspensão do funcionamento normal dos ovários em mulheres com idade inferior a 40 anos.

  • Essa suspensão provoca tanto a ausência do fluxo, como manter uma menstruação irregular.
  • Não há tratamento específico que auxilie no retorno do funcionamento normal, no entanto, a terapia de reposição de estrogênio pode contribuir para que o organismo regularize o ciclo menstrual.

Fibrose uterina – tipo de tumor não cancerígeno que comumente atinge mulheres em idade fértil, mas não causa infertilidade.

  • Mesmo mantendo a fertilidade, algumas mulheres precisam de acompanhamento médico, pois a gravidez somente ocorre com intervenção.
  • A prescrição de alguns medicamentos ajudam a aliviar os sintomas, mas também há casos que necessite de cirurgia para remover a fibrose uterina. As mulheres que não apresentam sintomas podem ser isentas de tratamento.

Endometriose – ocorre quando tecidos localizados dentro do útero passam a crescer fora dele, causando dor intensa antes e durante os primeiros dias do ciclo menstrual.

  • De 30 a 50% das mulheres com endometriose são inférteis, sendo esse problema um dos principais causadores de infertilidade feminina.
  • O tratamento é feito com base de analgésicos, terapia hormonal e cirurgia, entre outros direcionados ao trato da infertilidade.

Dismenorréia – reporta à menstruação dolorosa e cólicas severas.

  • Geralmente pode ser causada por infecção, mas não se mantém num quadro grave de seriedade, assim como a endometriose ou cisto no ovário.
  • As dores podem ser aliviadas com uso de medicamentos e a utilização de bolsas quentes ou tomando banho morno, além da regular ingestão de pílula anticoncepcional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.