Cegueira noturna: causas, sintomas e tratamento

cegueira noturna, também pode ser chamada de nictalopia. Ela deixa o portador com dificuldade de  enxergar em ambientes escuros.  Tal problema é  apenas um sintoma de outras doenças que afetam o glóbulo ocular.

Ela pode ser congênita ou causada por alguma deficiência nutricional, como a falta de vitamina A. Também pode acontecer devido a um fator genético, por tanto a primeira coisa que deve ser analisada nesses casos são os históricos familiares.

Quando congênita não precisa de tratamento, pois ela não piora com o tempo. Pode-se dizer que está relacionada  ao cromossomo X e ao mal funcionamento dos bastonetes. Mas quando ela acontece por falta de vitamina A (retinol) pode ser encontra nos: óleos de peixes, fígado e laticínios.

E sendo mais específico, na região periférica da retina, podemos encontrar cones e bastonetes, que são as células que nos permitem a enxergar quando há pouca luminosidade. E quando há  perda destas células normalmente resulta em cegueira noturna. E acaba deixando o portador, sem enxergar no escuro e também o deixa com dificuldades para se adaptar no claro.

> Observação: vá ao oftalmologista ao menos uma vez no ano.

Faça exame anualmente e se sentir algo estranho, procure urgentemente o médico especialista.
Fique atento ás doenças relacionadas aos olhos.
(Foto Reprodução)

A principal causa de cegueira é aquando os bastonetes perdem, gradativamente, sua capacidade de resposta à luz. Mas é interessante ficar atento, pois a : miopatia patológica, catarata cortical periférica e doença de Oguchi,  podem ajudar no aparecimento desse sintoma.

Enfim, caso tenha essa doença, os médicos pedem para que evite: dirigir no período do entardecer ou quando estiver nublado. Não desacompanhado, mesmo que seja pouca que ao acordar. Tome cuidado com a claridade e inicie o dia aos poucos, para não machucar o restante da vista.

Procure não fazer nada que possa colocar a sua vida e a do próximo em risco.
Cegueira noturna tem tratamento, procure um oftalmologista.
(Foto Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.