Cisto no ovário direito atrasa a menstruação

Os motivos são vários que podem atrasar a menstruação e o cisto no ovário é um deles. O cisto é uma bolsa com líquido que se forma dentro do ovário, este também pode estar sendo chamado de cisto funcional. Há dois tipos de cisto, eles são:

Cisto
Cisto no ovário pode atrasar a menstruação (foto:reprodução)
  1. Cisto Folículo
  2. Cisto Ovariano

Em todo ciclo menstrual um folículo cresce dentro do ovário e nele há óvulos que são liberados todo mês. Quando esse óvulo não é liberado o liquido fica dentro dele fazendo com que constitua um cisto folicular. 

Um cisto ovariano é caracterizado como qualquer coleção de fluido envolvida por uma parede muito fina no interior do ovário. O cisto pode ser do tamanho de uma ervilha ou maior que uma laranja.  A maioria dos cistos ovarianos são benignos ( funcionais e inofensivos) que afetam mulheres férteis de todas idades.

Por isso é bom a mulher está fazendo exames preventivos, de seis em seis meses, pois qualquer cisto pode estar sendo diagnosticado durante o exame físico (feito pelo médico apropriado) ou por uma ecografia. 

Os  foliculares normalmente não ocasionam nenhum sintoma. Já no caso de um cisto ovariano a mulher pode sentir:

  • Dor (ao evacuar, na pélvis e durante as relações sexuais);
  • O abdômen pode ficar inchado;
  • Atraso da menstruação;

No caso de ser folicular não necessitará de tratamento, pois eles desaparecem em um período de oito a doze semanas.  Já os ovarianos, necessita de cuidados devido ele se transformar em um câncer. Eles podem estar sendo tratados por meio de pílulas anticoncepcionais, tendo a duração de quatro à seis semanas. E caso esse tipo de tratamento não funcione , será necessário retira-lo por meio de cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.