Claude monet impressionismo obras e biografia

Oscar Claude Monet, nasceu na França no dia 14 de novembro de 1840.  Sua família era bastante humilde, o seu pai era dono de um pequeno comercio na cidade onde moravam e sua mãe cantora. Seus pais sempre sonharam que ele, continuasse, com os negócios da família, mas desde pequeno ele sonhava em ser pintor. E quem o apoio é influencio foi sua tia Jeanne Marie. 

Monet11Apenas com 11 anos de idade, Monet entrou para escola secundária e já teve a sua arte reconhecida pelos colegas. Ele fazia caricaturas, de tudo e de todos que via pela frente. E aquilo chamava bastante atenção não somente dos estudantes, mas de todos que estavam a sua volta. Em 1854, sua mãe faleceu, o que fez, com que ele  abandonasse a escola e fosse morar com sua tia. E  no ano de 1856, ele conheceu um pintor chamado Eugene Boundin, que o ensinou a técnica de pintura ao ar, livre.

Já no ano seguinte ele se muda para a cidade lus (Paris) é  se viu obrigado a entrar para o exercito, mas uma de suas tias conseguiu sua dispensa, por ter feito ele prometer, que estudaria arte. Em 1862 ele conhece sua esposa, Camille, os dois se casaram é ela vira sua musa inspiradora. Inúmeras vezes, ela apareceu em seus quadros. E ali, naquela cidade ele se aprimorou, começou a frequentar acadêmias de artes e imitar, os grandes quadros, até que tivesse o seu reconhecimento próprio.

Ele foi considerado um grande pintor impressionista, de sua época. E também causador de bastante polêmica devido a sua arte. A sua primeira obra, que foi chamada de Nascer do Sol e recebeu logo uma critica de seus colegas. E o primeiro a fazer esse julgamento, foi o pintor e escritor Louis Leroy.  Foram várias obras e críticas no decorrer de sua vida e algumas delas, são as seguintes:

  • Estuário do Sena
  •  Impressão, Nascer do Sol
  • Ponte sobre Hève na Vazante
  • Camille
  •  O vestido verde
  • A floresta em Fontainebleu
  • Mulheres no Jardim
  • Navio deixando o cais de Le Havre
  • O molhe de Le Havre

 

Sua esposa, faleceu muito nova e deixou para com ele dois filhos. Porém ele se casa novamente, dessa vez com a viuvá de seu colega- Alice. Oscar teve a doença de cataras, que se agravou bastante devido gostar de pintar ao ar livre. Porém ele não desistiu de sua arte. Para não parar, ele começou a utilizar cores mais fortes em seus quadros, assim conseguia ter mais ou menos noção da direção das coisas. Mas tempos depois, ele perdeu a sua vontade de pintar e a sua fonte de inspiração, pois novamente teve de ver sua amada partir. Alice faleceu no ano de 1911 e com isso ele não resistiu por muito tempo. Exatamente 15 anos depois ele vem a óbito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.