Cleptomania: Sintomas e tratamentos

Para quem não sabe, cleptomania é um distúrbio que há em alguns indivíduos que  acabam roubando pertences alheios. Por tanto, sempre que se deparar com essa situação, analise os sintomas que vão estar sendo descritos logo abaixo e caso sejam comprovados leve o portador desta doença à um médico para que a mesma possa está recebendo tratamento especializado.

Mas atenção, ela não precisa estar literalmente direcionada a esse meio, há existem estudos que comprovam outras causas de cleptomania que  também pode ser diagnosticado como um transtorno no controle dos impulsos.

Sintomas

A maioria dos cleptomaníacos sofrem dessa doença pelo fato de estarem com algum distúrbio emocional seja ele, depressivo, bipolar ou outros. Por isso que é importante a analise psicológica antes de julgar qualquer pessoa que esteja “roubando“. Mas há uma grande diferença entre a pessoa que apresenta o distúrbio cleptomaníaco e que furta objetos, daquele que rouba por roupar mesmo. No mais, os sintomas podem estar variando dentre:

° Tristeza;

° Solidão;

° Alegria excessiva;

° Medo;

° Estresse;

° Necessidade de obter algo que se viu ou então não se tem;

° Impulso;

° Sensação de realizado;

° Ansiedade excessiva;

° Vergonha e outros;

Ajude quem precisa de auxílio.
Cleptomania não é crime, mas uma doença que deve ser tratada. (foto:divulgação)

 

Tratamento

O tratamento  vai depender muito do  diagnóstico médico, pois em muito casos não há como tratar o paciente. No máximo que pode estar fazendo para ajudar essas pessoas, portadoras dessa doença, é leva-las ao acompanhamento psicológico Para que elas não sintam vontade mais de fazer o errado ou o que não há necessidade.

E além disso, os médicos podem estar receitando remédios como o fluoxetina, citalopram e outros medicamentos (vale lembrar que estes medicamentos só é possível obtê-los somente com prescrição médica em qualquer farmácia que for) pois são considerados fortes antidepressivos que acabam causando a sensação de tranquilidade e satisfação no doente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.