Como desmamar o bebê

Neste artigo iremos ensinar como deve ser realizado o momento de desmame do bebê, os motivos e cuidados. Acompanhe-nos passo a passo e esclareça suas dúvidas no decorrer da matéria. Vamos lá?

Desmame

O desmame pode ser iniciado a partir do sexto mês de vida do bebê e realizado, por meio da introdução de outros alimentos, uma dieta “colorida” a base de alguns legumes e verduras. Mas atenção, se iniciar o desmame é preciso levar a criança ao pediatra e ver se ele não vai mais necessitar dos componentes e minerais que o leite tem a oferecer, pois, caso a criança ainda necessite do leite materno, a mãe vai ter de retirar o leite e deixa-lo guardado na geladeira.

Observação: O leite materno pode durar cerca de 24 horas na geladeira e até 15 dias se no freezer.

Lembre-se que é preciso faze-lo, para que o corpo ganhe os novos nutrientes que necessita.
O desmame não tira o vínculo que o bebê tem com a mãe. (foto:divulgação)

 

Caso não seja preciso, pede-se que a introdução dos alimentos comece de maneira leve e balanceada. Por isso que na maioria das vezes, como citado acima, pede-se que a alimentação da criança seja por meio de frutas, verduras e legumes, em forma de papinhas.

Dúvidas

 Não se passe nada no seio, pois pode fazer mal ao bebê, além disso ele pode ficar traumatizado com a ação, pois a amamentação é um momento prazeroso para ele. Por tanto mamães, nada de receitas antigas, produtos que prometem milagres ou algo do gênero.

Veja qual é a melhor alternativa para continuar alimentando seu filho.
É preciso ter dedicação no momento de desmamar o bebê, para que a criança não sofra com a retirada. (foto:divulgação)

Como faço para dar o leite à ele depois que retirado?

Mamadeira (  )

Copo (  )

Colher ( X )

Canudo (  )

A opção que parece ser correta é a mamadeira, mas não é. Os pediatras recomendam que o processo seja realizado por meio de uma colher ou copo, pois a mamadeira é anti-higiênico, há riscos de contrair doenças  e deformações na estrutura óssea da boca do bebê. Fora isso, ela pode ser dificilmente retirada dele. Por tanto, elimine essa questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.