Brasil Blogado » Escolar » Como deve ser a educação especial

Como deve ser a educação especial

Muitas pessoas sofrem por possuírem algum tipo de necessidade especial. E deixam até mesmo de possuir uma educação escolar. Veja no texto a seguir, como se deve ser uma educação especial.

     

Estima- se que existe cerca de 7 a 8 bilhões de pessoas no mundo, e que dentre elas, a vários tipos de raças, nações e modos, ou seja, brancas, negras, pardas, indígenas, alta, baixa, gorda, magra, normal e especial. E todas elas estão expostas a sofrer algum tipo de discriminação no decorrer de sua vida, porém algumas podem sofrer mais do que outras, principalmente as que são chamadas de especial, nome esse, dado para aqueles que tiveram algum erro na formação gestacional ou até mesmo depois, do mesmo.

As mesmas podem ter problemas: auditivos, visuais, síndrome de down, não ter desenvolvimento de algumas partes do corpo, ser disléxica e dentre outros. E para sociedade não como um todo, mas boa parte, tais problemas podem impedir com que eles tenham uma educação adequada, porém não é bem assim que os verdadeiros educadores pensam, a final de contas, tais profissionais trabalham todas as áreas, até mesmo na especial.

Educação Especial

Educação Especial, tem como objetivo auxiliar essas pessoas, de fazer com que elas possam dar o melhor de si, mostram para elas, que  assim como qualquer outra pessoa, também são capazes, de exercer inúmeras funções. No mais, ela deve ser voltada para todos os alunos, não somente para aqueles que são chamados de especiais, porém, não é exatamente assim que tudo acontece, pois ainda em pleno o século XXI, existem pessoas com preconceito e receio de errar, ao tentar educar um necessitado de atenção a mais.

Não descrimine o próximo, amanhã pode ser você.

Educação especial para todos.
Foto Divulgação

E tal preconceito e receio, vem sendo disseminado por anos, porém há quem esta tentando mudar tal modo, pois quaisquer pessoa pode estar exposta ao modo especial, ou seja, qualquer ser humano, pode vir a ser o mesmo que é tão discriminado. No mais, para que os educadores consigam desenvolver uma boa educação especial, é necessário primeiro que todas as barreiras sejam quebradas, e que eles não tenham preguiça de trabalhar e acima de tudo, que gostem do que estão e vão fazer, pois se não, de nada vai adiantar.

Então, para que se haja uma boa educação aos que são especiais é necessário disposição e acima de tudo entendimento. E preciso que o pedagogo, estude vários modos de poder trabalhar os diversos problemas que pode vir a encontrar pela frente, e para isso, ele pode estar participando de seminários, prestando serviço social em escolas providas somente para alunos do gênero, e também visitando hospitais e assistindo o melhor modo de lidar com os mesmos. Enfim, é necessário que eles façam um estudo e aprendam da melhor maneira de como lidar com eles.

Educação especial no Brasil

O Brasil é um dos países que cuida da inclusão educacional. Ele possui uma Política Nacional Educacional  que é voltada para alunos com necessidades especiais, porém não são todas as escolas que estão aptas, a fazer essa educação, devido os profissionais da área, ainda se sentir preparado, para estar aplicando esse tipo de ensino.

Como já visto antes, as escolas e professores tem que possuir uma adaptação completamente diferente para atender esses portadores. Veja, no vídeo a seguir, um pouco mais sobre a  Política Nacional Educacional.

Ainda no Brasil, os pais podem contar com o Atendimento Educacional Especializado o AEE. Que é voltado para os alunos com necessidades especiais. O Atendimento, ajuda a promover este ensino e o acesso nas escolas, fazendo assim, com que toda e qualquer criança com necessidade especial, passe por uma escola de ensino regular, o que por sua vez, já é um  grande passo, para que o portador, possa se adentrar no meio social, onde alguns julgam ser normal.

Enfim, as escola deve se adaptar as normas vigentes, que está voltada para essa área. Fazendo assim: adaptações na estrutura, buscando por novos aparelhos e equipamentos, promovendo programas de ensino educacional, para: todos os funcionários, estudantes e pais. E mais, ela deve estar sempre disposta a ir atras, de médicos especializados, que possam estar auxiliando na ajuda da melhora para o mesmo.

Atenção

Todos os pais  devem incentivar seus filhos, seja em qual for a sua atividade ou escolha. Isso os ajudará a ter mais confiança em si mesmo e com que ele consiga prosseguir a vida, como uma pessoa normal. Então, a educação especial não deve ser feita somente na escola, ela deve começar pela casa, quando os pais assumirem que o filho necessita de ajuda, e que ele pode ser um meio para o sucesso dele.

Existem diversos os tipos de necessidades especiais. Então você-leitor, que é pai ou educador, fique atento nos seus filhos e alunos, pois eles podem ser especiais e você não perceber. Faça parte dessa educação todos vocês, lutem por uma causa que pode um dia ser sua.

O Vídeo a seguir é o trailer do filme Como estrelas na terra.  O mesmo é de cunho educacional, e mostra a história de um menino que tem dislexia. E que na escola um dos professores que era substituto  percebeu tal ação. Os pais desse menino, não aceitavam essa diferença, assim como os outros professores e colegas, achavam que era preguiça do mesmo, porém, o educador não desistiu da criança e fez com que ela descobrisse um novo mundo, por meio da educação especial.

– Trailer

 

 – Método utilizado pelo professor

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?