Brasil Blogado » Escolar » Como é feito o arco íris

Como é feito o arco íris

Neste artigo você irá entender de forma simples e clara como é formado um arco íris. Acompanhe!

     

O arco íris se trata de um belíssimo fenômeno óptico ocasionado pela refração da luz solar na chuva (em suas gotículas). Esse processo faz com que a luz branca se subdivida em várias partes formando as demais cores. Esse mesmo efeito também pode ser visto através da refração de uma luz sob um prisma de vidro.

Esse fenômeno natural pode aparecer em qualquer parte do planeta Terra, acontecendo antes ou depois da chuva. Todas as cores vistas em sua composição se dá devido a um processo denominado como dispersão, fenômeno que ocasiona a separação de uma onda em diversos elementos espectrais.

A posição do observador também proporciona importantes considerações sobre o  ângulo do arco íris e a sua sequência de cores. Veja:

Quando a gota de chuva refrata a luz solar, as cores vão se separando de acordo com sua freqüência, em ângulos diferentes, em relação ao observador. Assim, somente uma das cores estará posicionada em um ângulo visível ao mesmo, como todas as outras gotas ao redor desta.

Composição e formação do arco íris

Representação de um arco íris.
(Foto: Divulgação)

É através dessas características que conseguimos identificar as cores em relação a sua separação e o formato da faixa do arco íris. Esse fenômeno só acaba quando o Sol muda de posição ou quando uma passagem de vento forte causa o desaparecimento da umidade relativa do ar.

Curiosidade

No Antigo Testamento, o arco íris representa a aliança entre Deus, Noé e todos que sobreviveram ao dilúvio.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?