F COMO É FEITO O CHICLETE
Brasil Blogado » Variados » Como é feito o chiclete

Como é feito o chiclete

O chiclete leva em sua composição diversos ingredientes, e o processo de fabricação ocorre da seguinte maneira: O açúcar é pulverizado para ficar fino e apenas adoce, o xarope de glicose é o que deixa a goma mais macia, a goma é retida em 90 º C e os ingredientes são todos colocados no misturado por cerca de 25 minutos.

     
chiclete  300x181

Chiclete/Goma de mascar.

O Chiclete se originou desda antiguidade, quando os povos usavam resinas de árvores para mascar, utilizavam o látex (material para fabricar borracha) como goma de mascar. Conforme os povos foram se desenvolvendo, as técnicas também foram se aprimorando.

O processo de desenvolvimento dos chicletes demorou bastante tempo para se originar. Somente na metade do século 20 que o chiclete foi ganhando as características dos chicletes existentes nos dias atuais. Os chicletes foram passando por varias matérias-primas, só então mais tarde ganhou a receita original.

A principal matéria-prima que compõe o chiclete é a borracha, pois da inicio para ao “ grude ” do chiclete. Para formar esse grude é usado derivados do petróleo, resina e a parafina. É usado uma porção de açúcar (a quantidade varia de acordo com cada fabricante), xarope de glicose, corantes e aromatizantes.

O açúcar é pulverizado para ficar fino e apenas adoce, o xarope de glicose é o que deixa a goma mais macia. Essa goma é retida em 90 º C e os ingredientes são todos colocados no misturador. Esse misturador é uma grande panela que fica mexendo a goma por 25 minutos.

Curiosidades:

  • Os chicletes com recheio líquido, é feito de xarope de glicose e aromatizante. Injetado depois que ganham formas e novamente aquecidos.
  • Depois do chiclete ganhar forma, utiliza-se a técnica do resfriamento e consequentemente embalados.

Outras franquias lucrativas e dicas relacionadas:


Quer comentar ?