Como é formada a casca do ovo

A formação dos ovos acontece através do processo natural de precipitação, tendo como seu principal elemento de composição o carbonato de cálcio (CaCO3). Observando suas características gerais, a parte interna do ovo dura cerca de 4 horas para se formar, enquanto a sua casca demora aproximadamente 21 horas.

Um ovo tradicional possui 40% de toda a sua composição baseada em cálcio. Sua casca costuma pesar cerca de 5 gramas e sua formação acontece no útero do animal, onde recebe uma grande quantidade de vitaminas e água. Inicialmente seu formato é maleável devido a casca ainda não ter muita consistência.

Como é formada a casca do ovo

A reserva de cálcio utilizada para a composição da casca, se dá pela ingestão desse componente e pelas massas ósseas do animal. Os constituintes, Ca2+ e CO2, são transportados pelo sangue até a glândula da casca que passa pelo seguinte processo de precipitação:

Ca2(aq) + CO(aq) ↔ CaCO3(s)

Os íons Ca2+ livres começam a entrar em equilíbrio com as proteínas, sendo absorvidos pela glândula da casca. A parte secundária metabólica dos íons transformam o dióxido de carbono em ácido carbônico (H2CO3), através da enzima anidrase carbônica (AC).

Devido a não transpiração desses animais, a ofegação é que possibilita o seu resfriamento. Esse processo faz com que o CO2 seja expelido de forma mais intensa que o normal, deslocando equilíbrios para a formação mais fina da casca.

A formação final da casca do ovo se dá após ele entrar em contato com o oxigênio, que endurece as suas glândulas, deixando-o ovalado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.