Brasil Blogado » Escolar » Como é formada a urina humana

Como é formada a urina humana

Leia a matéria a seguir e veja como a urina é formada. Aprenda, também, do que a urina é composta e quais as partes que integram as funções dos rins.

     

Para que a urina seja constituída ela deve passar por um longo processo. Vejamos!

No sangue há diversas  substâncias  que devem ser eliminados do organismo. O sangue entra nos rins pela artéria renal e no interior deste órgão existe a porção líquida do sangue que atravessa os capilares, que são unidades filtradoras chamadas de néfrons.

E no momento em que elas passarem pelo túbulos de néfrons, as substâncias úteis serão reabsorvidas pelo organismo. E faz com que estas substancias, reaproveitadas, retornem ao sangue fazendo com que ele sai pela veia renal já filtrado. Enquanto a ureia e amônia, continuam nos túbulos, caem em dutos coletores e depois eliminam tudo pelos ureteres.

Sendo esses ureteres,  um de cada lado do corpo, para que os rins possam lançar a urina na bexiga .  Na bexiga, a urina é armazenada e eliminada pela uretra e a urina só será expelida  quando houver o relaxamento do esfíncter (musculatura).

Se uma parte do sistema falhar a urina vai começar a se acumular no corpo, fazendo assim, com que o sert humano, comece a inchar.

Sistema Urinário-Foto Reprodução

 

Sistema Urinário

A urina é composta de aproximadamente 95% de água e as principais substâncias eliminadas são: ureiacloreto de sódio e o ácido úrico. E para saber se está tudo certo, com o que está eliminando, basta observar a coloração da urina que deve estar entre amarelo claro e transparente.

Curiosidade: você sabia que produzimos e eliminamos cerca de um litro a um litro e meio de urina por dia? Então para conseguir repor tudo aquilo que foi eliminado é preciso que se tome no minimo, cerca de 2,5 a 3 litros de água por dia. Ainda mas se tiver digerido algum tipo de bebida alcoólica.

A urina pode ajudar a desvendar diversos tipos de doenças, por tanto, sempre que for ao médico, peça para que ele passe ao menos os exames de rotina, pois assim, saberás de verdade se precisa se preocupar com algo ou não.

A tabela demonstra diversas cores da urina. Ela vai desde a bem hidratada, até aquela que esta cheia de impurezas. Analise a sua, caso esteja abaixo da terceira legenda procure auxilo médico.
(Foto Reprodução)

A urina é é feita e eliminada por meio dos sistema urinário. E os seus principais órgãos, são: os rins, que são dois e as vias urinárias (ureter, a bexiga e a uretra). A principal função dos rins é separar as substâncias boas das ruins e eliminar os que não nos fazem bem ao organismo.

Além disso ele ainda tem como função: a produção, armazenamento e eliminação da urina. Tem que regular o volume e composição química do sangue, auxiliar na produção e regulação das hemácias e por fim, proporcionar o equilíbrio de minerais como o sódio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e outros. 

Já a função de cada um é:

>Rins- filtrar o sangue, regulando volume e composição, atuar na regulação do pH e também na pressão do sangue, eliminar os resíduos.

Ureteres- conduzir a urina dos rins para bexiga.

>Bexiga Urinária- armazenar a urina e lançar a mesma na uretra.

Uretra- eliminar a urina.

Corrimento, mau cheiro, urina escura e densa, pode ser sinal, de que o seu sistema urinário, esta com alguma função falha. Verifique isso, por meio de um exame.

Caso sinta dor na região da bexiga ao urinar, procure um médico, pode ser infecção urinária e requer cuidados.
(Foto Reprodução)

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?