Como eliminar a prisão de ventre

Prisão de Ventre e intestino preso são nomes populares que caracterizam a dificuldade de evacuar. Também são conhecidas como constipação (ou obstipação) intestinal. Consideremos, entretanto, que não há um padrão para classificar a frequência normal de funcionamentos do intestino, que pode variar de 3 a 12 vezes por semana.

Só se considera um quadro tipico de constipação, quando ocorrem duas ou menos evacuações por semana ou o esforço para evacuar é grande demais e pouco produtivo. Algumas pessoas se queixam de que o intestino não funciona regularmente em ambientes estranhos, ou quando quebram a rotina, como ocorre em viagens, por exemplo.

  Causas

As causas mais comuns da prisão de ventre costumam ser a dieta pobre em fibras, a pequena ingestão de líquidos, sedentarismo, assim como o consumo excessivo de proteína animal e de alimentos industrializados. Não atender com urgência para evacuar, quando ela se manifesta, também pode comprometer o funcionamento regular do intestino. A prisão de ventre pode, ainda, estar associada a diversas doenças como diverticulose, fissura anal e câncer colorretal. O uso de certos medicamentos também podem provocar alterações no metabolismo e isso faz com que haja a prisão de ventre.

Sintomas

Os sintomas da prisão de ventre pode variar de pessoa para pessoa ou na mesma pessoa nas diferentes crises. Os mais característicos são:

>> Número reduzido de evacuações.

>> Dificuldade para eliminar as fezes que se apresentam ressecadas, muito duras e pouco volumosas.

>> Sensação de esvaziamento incompleto do intestino.

Mas estes não são os únicos sintomas. Desconforto, inchaço-abdominal, mal-estar, gases  e distúrbios digestivos são manifestações que podem estar relacionadas a prisão de ventre.

 Para eliminar a prisão de ventre recomenda-se:

Prisão de ventre
Consuma alimentos ricos em fibra  (Foto:Reprodução)

>>Ter uma alimentação saudável e diversificada ;

>> Mastigar bem os alimentos;

>> Adotar uma dieta sensata;

>> Evitar goma de mascar, refrigerante, pimenta, comidas gordurosas, doces e massas em demasia.  

>> Ingerir bastante líquido ( água)

>> Substituir qualquer alimento industrializado pelo natural; 

>> Consumir sopa (com hortaliças);

>> Comer frutas ao invés de beber suco;

>> Consumir alimentos ricos em fibra;

>> Ir ao banheiro sempre que sentir vontade;

.>> Não tomar laxantes;

Dica:  Algo que quase todo mundo gosta, mas que ninguém sabe, que  é rico em fibras e a pipoca. Pois então, aproveite bem esse alimento. Mas não se esqueçam de prepara-la da maneira correta e de não abusar dos conservantes.

Prisão de ventre 2
Verduras, frutas e hortaliças também ajudam eliminar a prisão de ventre. (Foto:Reprodução)

As frutas mais indicadas para tratar a prisão de ventre são: Mamão, acerola, laranja, abacaxi, abacate, morango e outros.

Atenção: Não tome nenhum remédio caseiro e nem faça dietas que não sejam indicadas pelo médico especializado. 

Caso esteja com prisão  de ventre, é importante procurar ajuda de um clínico para que ele possa realizar alguns exames e ministrar o melhor tratamento para o caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.