Como engrossar o feijão preto

Feijão é um dos alimentos que não pode faltar no prato dos brasileiros. Principalmente aquele feijão preto, presente no almoço especial de domingo. Ele é nutritivo e saboroso, estando ainda melhor com o caldo bem grosso. Porém, assim que o cozinhamos, os grãos ainda estão meio secos e o caldo ralo. Para não deixar seu feijão preto ressecado, denotaremos duas técnicas básicas e simples de como engrossa-lo.

Dicas para engrossar o caldo do feijão

1° Dica: Após temperar o feijão pegue um pouco e coloque no liquidificador acrescentando meia xícara de água. Bata e despeje no restante mexendo bem. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cinco minutos.

O feijão possui bastante ferro, então ajuda a prevenir da anemia.
Aprenda a engrossar o feijão preto. (Foto:Divulgação)

2° Dica: Quando o feijão estiver temperado e for refogá-lo, com uma concha de fundo, amasse os grãos. Esse processo faz com que o feijão libere água que há em seu interior. Em instantes o caldo estará mais grosso.

Como cozinhar feijão

Abra um pacote de 500 g de feijão e espalhe os grãos sobre a mesa. No processo de catação, separe os grãos bons dos ruins. Em seguida, em uma vasilha, lave o feijão em água corrente e deixe escorrer até ficarem bem sequinhos.

Coloque o feijão na panela de pressão, a medida de água deve ser sempre dois dedos acima dos grãos. Tampe a panela de modo correto e leve ao fogo. Ao pegar pressão marque no relógio 30 minutos. No tempo estipulado, com muito cuidado, tire a pressão da panela e verifique se o feijão está cozido. Caso não esteja, deixe por mais 10 minutos, no máximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.