Como entender a tabela periódica

Tabela periódica  foi elaborada por Dimitri Medeleev e só foi aceita pelos cientista e a sociedade alguns anos depois, mais precisamente no ano de 1869.  A tabela constituída demonstra os elementos que ainda seriam descobertos e que há uma periodicidade das propriedades, quando os elementos são colocados na ordem crescente, de acordo com as massas atômicas. Com o passar do tempo a tabela fora aprimorada.

Tabela periodica1
Química ( Foto:Reprodução)

A tabela serve para agrupar elementos que possui  propriedades química e física parecidas, a exemplo temos os metais, semimetais e os não metais, que são organizados. Assim também acontece com alguns dos outros elementos.

Cada quadro que a tabela possui tem dados que são referentes a diversos elementos químicos, tais como o símbolo, massa atômica, número atômico, nome do elemento, elétrons nas camadas  e se o elemento é radioativo ou não.

Períodos:

As filas encontradas na horizontal são chamadas de períodos. Ali os elementos estão inseridos na ordem crescente dos números atômicos que irá indicar o número do nível energético ou a camada atômica.

  • 1° Período-  02 elementos;
  • 2° Período-  08 elementos;
  • 3° Período-  08 elementos;
  • 4° Período-  18 elementos;
  • 5° Período-  18 elementos;
  • 6° Período-  32 elementos;
  • 7° Período-  30 elementos ou até mais;

Já as colunas que se encontram na vertical formam as famílias ou grupos. Nela possui elementos que estão reunidos de acordo com as  respectivas propriedades químicas. Elas vão de um à dezoito.

Exemplo:    

1- Alcalinos;

13- Família terrosos;

18- Gases Nobres;

Quando a família vai de um, dois, treze, até dezoito é chamado de elementos representativos. Já quando a família vai do três ao doze é chamado de elementos de transição. Os elementos que se encontram na série dos lantanídeos e actinídeos são elementos de transição. Por estarem no grupo de número três eles são chamados de transição interna. E os outros elementos são chamados de transição externa.

Os elementos químicos estão reunidos em três grupos: metais, não metais e gases nobres.

tabela4
Elementos químicos (Foto:Reprodução)

Os metais possuem propriedades específicas como brilho, condutividade térmica e elétrica, maleabilidade e ductibilidade. Todos eles são sólidos, possuem a temperatura de 25° C e 1 atm com exceção do mercúrio, que nesse caso é líquido.

Os não metais não apresentam brilho, são péssimos condutores de energia e não são maleáveis e nem dúcteis.

Já os gases nobres quase não reagem por serem estáveis. Eles possuem camadas exteriores que são preenchidas por elétrons e está presente em todos os grupos da tabela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.