Brasil Blogado » Faculdade » Como escrever um artigo

Como escrever um artigo

O artigo é algo que assusta muitos acadêmicos, pois a sua elaboração complexo exige muito do aluno. Confira nesta matéria como desenvolver um artigo passo a passo. Acompanhe!

     

Na universidade os professores pedem aos seus alunos para fazer diversos textos. Porém o que muitos não sabem é que há uma grande diferença entre o texto escolar e o acadêmico. O texto escolar é voltado para o dia-a-dia, já o texto acadêmico é complexo, técnico e exige mais do aluno. O mesmo tem de ser desenvolvido de acordo com as normas da ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas) e também deve possuir um tipo de linguagem imparcial.

Dica:

  • Evitar abreviações, girias e chamar a atenção do leitor;
  • Ler artigos sobre o assunto que pretende escrever;
  • Procurar evitar as mesmas palavras (sempre tentar transformar os verbos em nomes);
  • Não ter medo de citar algum dado ou escritor, pois eles irão ajudar a engrandecer a estrutura do texto;
  • Ao fazer as citações, sempre colocar o rodapé e as referências bibliográficas, pois as mesmas são essenciais para provar que não há plágio no texto;
  • Ter bastante cuidado com a pontuação e erros gramaticais, pois muitas vezes pode acontecer de algum assunto ficar em aberto ou até mesmo com duplo sentido.
Artigo

Aprender desenvolver um artigo é essencial. (Foto:Reprodução)

O Artigo é um texto científico ou acadêmico que possui toda uma estrutura a ser seguida. Assim como a redação, trabalho escolar, planejamento e outros. Veja agora, como é a estrutura e o que deve conter no artigo.

Estrutura

 

O Título deve estar voltado ao conteúdo que pretende apresentar ao leitor para ele leitor possa compreender o assunto que se trata.

No Resumo é apresentado os objetivos, soluções, conclusões e os métodos utilizados para a realização do artigo. Ele deve conter de seis a quinze linhas. Ainda no resumo, tem que haver os tags que são as palavras chaves.

Artigos

Os artigos devem ser elaborados de acordo com as normas da ABNT  (Foto:Reprodução)

O corpo do artigo deve ter uma: Introdução, desenvolvimento do assunto que deve ser abrangente. É importante ter referências bibliográficas e a conclusão, contendo o resultado obtido e o que foi aprendido.

A introdução é dedicada a forma de desenvolvimento da pesquisa. Ela permite que o leitor consiga compreender o desenvolvimento do estudo em questão.

No desenvolvimento o autor deve expor várias linhas de pensamento e fim colocar a sua ideia final em prática. É como os auxiliadores de alguns cursos falam, tem que colocar os autores para discutir, expor suas opiniões. É importante que tais argumentos sejam apresentados de forma demonstrativa ou explicativa. Pois será ali, que a pessoa irá demonstrar realmente o objetivo do seu artigo.

Quando o escritor optar pela forma explicativa, ele estará demonstrando conhecimento sobre o tema. Agora quando ele optar pela pesquisa descritiva, terá que apresentar dados coletados por meio de uma pesquisa.

As referências bibliográficas todas em ordem alfabéticas. Assim como todo o artigo.

Dica: no período em que estiver desenvolvendo o artigo, dúvidas irão surgir sobre a formatação do artigo sobre a formatação do mesmo. Então acesse o site da ABNT:

www.abnt.org.br

E por fim, a conclusão. Nela o escritor deve expor os resultados obtidos por meio das pesquisas. Ele é o fechamento de todo o trabalho. É ali que o escritor deve responder se o objetivo apresentado fez sentido ou não.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?