Como evitar micose

Muitas pessoas passam pela inconveniente situação de adquirirem micoses, que caracteriza uma infecção bastante confundida com reações alérgicas e até hanseníase, mas que é causada por diferentes tipos de fungos. Esses por sua vez, vão consumindo a queratina e a gordura presentes no corpo para se desenvolverem, principalmente se a região apresenta calor e alta umidade, situação propícia para sua proliferação.

Apesar de ser um tanto comum ter micose, esse problema pode causar transtornos maiores se não for tratado. Inicialmente se tem uma infecção superficial, mas pode se agravar e chegar a atingir órgãos internos. Pessoas imunodeprimidas, ou seja, que possuem a defesa do organismo debilitada, são mais suscetíveis em adquirir micoses. As micoses promovem muito desconforto da região, por causa do surgimento de escamas, bolhas, fissuras e prurido.

Evitar micose
Os locais mais afetados pela micose são os espaços entre os dedos, axilas e a virilha.

Além desses sintomas, a micose ainda compromete a aparência da pessoa, causando constrangimento a mesma. Os locais mais afetados pela infecção são os espaços entre os dedos, axilas e virilha, por serem regiões mais quentes e úmidas. Sempre que houver suspeitas de micose, é importante informar o médico dermatologista, pois ele fará o diagnóstico e certamente indicará o melhor tratamento para a infecção.

Em alguns casos é nítido a apontar a presença de infecção, mas pode haver situações em que será necessário realizar uma análise da lesão, através de material coletado. Geralmente o tratamento se estende por um longo período, utilizando-se a aplicação de pomadas, cremes tópicos e spray, bem como remédios via oral. São diversas opções que se adequam a gravidade de cada problema, podendo existir a associação de ambos os medicamentos.

Existem várias formas de evitar o surgimento de micoses, são medidas simples capazes de impedir a entrada de fungos causadores das infecções. As dicas estão relacionadas abaixo:

  • Manter o corpo seco após ser molhado, como depois de um banho, por exemplo;
  • Usar roupas feitas de algodão, pois são mais difíceis de reter calor por serem fibras naturais;
  • Evitar utilizar calçados fechados por muito tempo, opte sempre que puder pelos abertos;
  • Utilizar luvas se for realizar atividades no solo;
  • Evitar contato com lesões micóticas de pessoas com infecções ou animais;
  • Não usar roupas, toalhas e materiais de manicure de outras pessoas;
  • Não andar sobre pisos úmidos ou públicos descalço;
  • Limpar com álcool aparelhos de academia antes de usar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.