Como fazer ovo de páscoa caseiro passo a passo

Ingredientes

> 250g Chocolate ao leite;

> 250g Chocolate meio amargo;

> Forma para ovos de páscoa de 500g (as descartáveis são melhores para desenformar);

Modo de Preparo

> Atenção: Antes de iniciar o derretimento do chocolate, coloque as forminhas descartáveis ou a que possui na geladeira, para que elas fiquem geladas e agilizem o processo de moldura do chocolate. 

Esse procedimento pode ser realizado em duas maneiras, uma sendo no microondas que é mais rápido, mas dá mais trabalho devido ter que ficar pausando para verificar o ponto. A outra maneira é em banho maria, mais tradicional e consequentemente demora, mas deixa a calda do chocolate bonito e vistoso. Vamos lá?

>Microondas: Corte o chocolate em pedaços pequenos e o coloque na tigela, em seguida leve ao microondas. Deixe entorno de 30 minutos em potência alta. E de vez em quando vá mexendo para que a cala não empelote e nem queime.

> Banho Maria: Pique o chocolate deixando-o pequeno e fino. Ferva uma determinada quantidade de água e coloque a tigela de vidro dentro dessa água e comece a mexer até o chocolate derreter.

> Atenção: Cuidado para o chocolate não entrar em contato com a água. Utilize uma tigela de vidro fina, assim ele pode manter aquecido por mais tempo. Tome cuidado também para que a tigela não quebre ao entrar em contato com a água.

Chocolate derretido é hora de colocar na forma.

Siga a receita e tudo ocorrerá bem.
Ingredientes e Preparo do ovo de páscoa caseiro (Foto:Divulgação)

 

Montagem

Molhe as mãos na água gelada para não esquentar a forma, em seguida retire a primeira forma da geladeira e coloque uma quantidade “X” de chocolate derretido nela. Feito isso, vire a forma para que o chocolate se esparrame por todas as partes. Depois retire o excesso do chocolate que ficou, virando a forma de cabeça para baixo. Terminado esse processo, leve a forma à volta na geladeira, de maneira que fique de cabeça para baixo e deixe ali até que o chocolate endureça para receber a próxima camada.

> Dica: Pode-se colocar as formas em uma assadeira untada com papel manteiga. O tempo de espera para que ele possa receber segunda   camada não precisa passar de dez minutos.

Passado o tempo de refrigeração da primeira camada, repita novamente o procedimento, só que desta vez o tempo de resfriamento deve ser maior, meia hora. Após a segunda camada vem a terceira e última, o procedimento é o mesmo realizado em relação aos dois primeiros.

> Observação: Caso queira fazer a última camada com chocolate branco ou colocando elemento pode ficar a vontade, é só não misturar ele com o outro chocolate no momento em que for derreter.

Por fim, retirar o ovo da forma. Para isso, você deverá notar se a forma está esbranquiçada, caso esteja pode desenformar. Mas atenção, faça isso em cima do papel alumínio com cuidado. Espere 15 minutos, recheie se quiser e embrulhe da maneira como preferir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.