Como fazer um texto dissertativo sobre amor

Dissertação é um texto que se caracteriza principalmente pela exposição, ou seja, defesa de uma ideia, no texto essa mesma ideia deve ser analisada e discutida a partir de um ponto de vista especifico.

Para fazer a defesa de sua ideia, o autor do texto dissertativo deve trabalhar com argumentos, com dados e com fatos, ambos ajudam à reforçar ou justificar o desenvolvimento da ideia exposta no texto. Segue logo abaixo as três etapas fundamentais que devem ser utilizadas na elaboração de um texto dissertativo.

Introdução
Na introdução o assunto fica explicito a ser discutido, com a apresentação de uma ideia especifica ou de um determinado ponto de vista que deverá ser defendido.

Desenvolvimento ou argumentação
Nessa etapa deverá ser desenvolvido o ponto de vista ou ideia que foi exposto na introdução. Para isso, deve ser utilizado o argumento, além do fornecimento de dados, trabalhar exemplos também é necessário nessa etapa.

Conclusão
Em geral, a conclusão é uma retomada da ideia apresentada na introdução do texto, agora tendo mais ênfase, de forma especificamente conclusiva. Na conclusão é exposta uma espécime de avaliação final da ideia discutida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.