Brasil Blogado » Enem » Como fazer uma boa redação para o Enem

Como fazer uma boa redação para o Enem

O Enem é uma prova feita por quase todos os alunos do ensino médio; ela serve para medir o nível de ensino do país.

     
Enem

Redação ENEM

    O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova realizada pelo Ministério da Educação do Brasil. Ela é utilizada para avaliar o desempenho do ensino médio do país.

Tem como objetivo proporcionar o acesso a uma vaga nas universidades; a prova também pode ser feita por pessoas que possuem interesse em uma bolsa integral, em uma faculdade particular; porém ela será mediada pelo o Prouni (Programa Universidade para Todos) ou pelo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). E para concorrer a vaga, ou a bolsa é preciso obter uma nota máxima exigida.  Tal exame é realizado uma vez por ano, possui 180 questões é uma redação.

Redação do ENEM

A redação que é bem diferenciada dos vestibulares; pois ela tem como objetivo, que o participante possa expor suas idéias como cidadão. Então quase todos os temas estão voltados para a realidade em que a sociedade brasileira, vive no exato momento.

O Estudante que irá fazer a prova do Enem  possui as seguintes opções: a redação argumentativa e a dissertativa. Tais opções permitem ao mesmo, elaborar uma tese voltada ao tema e defende- la. E, como toda e qualquer redação, e prezado a concordância verbal, a coerência, os dados e suas fontes.

E para, que o participante  esteja preparado, para elaboração da redação ele precisa: treinar, conhecer bem os temas que estão sendo discutidos na atualidade, deve se aprimorar na escrita, procurar não fugir do assunto pedido, ter o hábito da leitura, não desrespeitar os valores (morais, humanos, culturais e econômicos); deve usufruir ao máximo de todas as linhas ali presentes para o desenvolvimento do texto; e não fazer desenhos nem rabiscos na folha principal.

Como elaborar a redação

RedaçãoNo momento em que o participante estiver fazendo a redação da prova, a primeira coisa que, ele deve fazer é ler atentamente o tema da redação, e os textos; para que ele possa iniciar a sua introdução e desenvolver o assunto.

Fazendo isso ele, poderá escolher o tema que no qual mais se identifica, para prosseguir com a sua linha de raciocínio. E essencial que não se prolongue muito a introdução, para que não fique cansativo ao leitor.

  • Dica: Leia atenciosamente também as questões da prova, pois nela podem conter informações importantes, que podem auxiliar.

Na segunda parte da redação vem o desenvolvimento; ele  deve ser bem elaborado, pois ali terá que conter os seus argumentos, dados e abordagens que defendam a sua tese. Nessa parte da redação é essencial que o participante, deixe bem claro o seu ponto de vista.

  • Dica: Identifique o tema que você possui mais conhecimento; passe as suas idéias para o rascunho e leia para ver se ficou coerente. Faça um paragrafo para cada assunto; verifique se as ideias fazem sentido, assim a redação, não ficará bagunçada. 

Ao concluir, seja breve; retome todas as idéias que expôs no inicio da redação, no caso, na introdução; junto com a justificativa maior que defenderá a sua tese e termine propondo a solução para o problema caso tenha.

  •   Dica: Tente sempre propor o melhor caminho para a tese defendida.

Logo após concluir a redação; reúna  todas as partes. Refaça novamente outro rascunho com ela complete; leia, corrija os erros ortográficos e veja se possui total coerência. E não se esqueça de respeitar o limite de linhas.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?