Como funciona a quimioterapia e radioterapia

A quimioterapia e a radioterapia são duas das ferramentas que os médicos podem optar no tratamento de pessoas com câncer. São considerados como processos fortes, mas que possibilitam muitos resultados positivos em relação a cura dessa doença que agride com intensidade o organismo humano.

É dito como câncer um conjunto de mais de cem doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e os órgãos do corpo. Esse processo pode se desenvolver e começar a se espalhar para outras partes do organismo, principalmente nos locais que se encontram próximos a área afetada pela enfermidade.

Os tumores ou as neoplasias malignas correspondem ao acúmulo de células cancerosas no organismo que ocasiona o câncer. Essa doença é considerada muito perigosa, podendo ser fatal ao indivíduo que a possui, por isso o tratamento se faz essencial para tentar eliminar ou ao menos conte-la.

Quimioterapia

Esse tratamento é realizado com medicamentos que destroem as células causadoras do tumor. Eles agem de maneira pluralizada no corpo, onde se misturam no sangue até serem transportados à todas as partes do organismo, causando a degeneração das células cancerosas.

Além disso, a quimioterapia ainda impede que o tumor se espalhe para outras partes do corpo. Suas sessões irão variar de frequência e intensidade de acordo com o tipo de câncer e as condições físicas do paciente.

Como funciona a quimioterapia e radioterapia?
Exemplo de quimioterapia.
(Foto: Divulgação)

Radioterapia

Nesse processo, o tratamento é feito com radiações que possibilitam a destruição das células cancerígenas impedindo que elas se proliferem pelo corpo. Na maioria dos pacientes é eficaz, pois possibilita o controle da doença e até mesmo a erradicação do tumor.

As aplicações  radioterápicas diminui o tamanho das neoplasias, fazendo com que os sintomas da doença sejam reduzidos de forma considerável. Suas sessões variam de acordo com a localização do câncer, o estado do paciente e os resultados dos exames obtidos pelo médico que está realizando o tratamento.

Como funciona a quimioterapia e radioterapia?
Exemplo de radioterapia.
(Foto: Divulgação)

Atenção

Ambos procedimentos afetam bastante o sistema imunológico do paciente, deixando-o fraco e com vários outros sintomas. Assim que o câncer for diagnosticado, converse com o seu médico e tire todas as dúvidas possíveis sobre os tratamentos que poderão ser realizados de acordo com o seu quadro clínico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.