Como funciona o para-raio

O Para-raio funciona da seguinte maneira:

Quando uma nuvem carregada de eletricidade está próximo a um para-raio ( haste de alumínio destinado à proteção de edifícios e residências) ela é atraída pela haste causando a descarga elétrica (raios).  O para-raio tem como função descarregar toda a eletricidade, não ocasionando nenhum perigo ou dano,  fazendo com que todas as descargas vá diretamente para o solo e com os raios sendo traídos pela haste, a eletricidade é direcionada para o solo através de cabos de pequena resistência elétrica.

Para raio2
Você sabia? Benjamin Franklin foi o inventor do para-raio ( foto:reprodução)

Esse aparelho, para-raio, foi inventado por Benjamin Franklin. No inicio, em 1752, antes de usar a haste de alumínio ou cobre, o inventor utilizou uma pipa, com fio de metal e para completar a experiência ele amarrou a desse fio em uma chave e soltou a pipa.

Feito isso, Benjamin Franklin percebeu que as descargas começaram a ser descarregadas sobre a pipa. E deste modo ficou comprovado que o raio é uma descarga elétrica de grande proporção.

Sabe-se que, em tempestades de chuvas muito fortes, há várias descargas elétricas que são descarregadas no solo. Todos devem estar cientes que deve-se proteger das tais descargas elétricas pois este fenômeno da natureza, assim como os outros, mata.

Dica: o para-raio deve ser instalado em todas as casas e edifícios. Não pense que o do seu vizinho irá lhe proteger, pelo contrário. Isso vale também às áreas rurais, a atenção é redobrada porque o índice de descarga elétrica em locais abertos são maiores.

                       Veja nos vídeos a seguir a instalação, passo a passo, do aparelho.

                                                         

                                                        1. ATERRAMENTO DE UM PARA-RAIO


2. CABO DE ATERRAMENTO


                                              3. COMO COLOCAR UM CABO ISOLADOR

 

Para maiores informações é só acessar na página do engenheiro Jonas Malanche ou então consultar um engenheiro elétrico de seu conhecimento. Caso não possua experiência nesta areá não se arrisque, procure um técnico especializado para realizar a instalação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.