Brasil Blogado » Variados » Como funciona o relógio de pêndulo

Como funciona o relógio de pêndulo

No artigo é possível visualizar um vídeo em que está descrito o funcionamento do relógio de pêndulo, considerado um dos mais antigos mecanismo de medição do tempo já utilizado pelo homem.

     

É considerado relógio qualquer instrumento ou mecanismo capaz de medir os intervalos de tempo. Estes instrumentos geralmente mecânicos, funcionam tendo com base rodas movidas a partir de molas, eletricidade, pilhas, pêndulos e etc. Apresentam estrutura que contém ponteiros e um mostrador, ambos feitos em diferentes dimensões e formatos.

horas

Medidor do intervalo de tempo

O mais antigo relógio já utilizado pelo homem foi o relógio de pêndulo, estudado muitas vezes por Galileu Galei, mas que chegou a ser inventado por Christiaan Huygens no ano de 1656, propriamente na Holanda. A partir de 1657 a fabricação do relógio ganhou proporções mundiais rapidamente, cerca de três séculos foi utilizado por ser o medidor do tempo mais confiável.

Relógio

Relógio de pêndulo

Somente nas últimas décadas foi substituído por invenções mais atuais, e porque já apresentava oscilações eletrônicas, porém até os dias atuais é possível encontrar modelos daquelas época funcionando.

Existem vários colecionadores de relógios antigos e também há lojas que trabalham com artigos de antiguidade que provavelmente dispõe de algum modelo de relógio de pêndulo.

O relógio de pêndulo na verdade é um mecanismo que mede o tempo baseado na regularidade da oscilação, quando funciona corretamente, oscila uma vez a cada 4 segundos. A amplitude desse mecanismo só pode ser mantida se houver uma compensação utilizando uma mola ou peso que fornecerá energia automaticamente, evitando que perdas de variações devidas ao atrito entre os itens que o constituem.

Com o tempo esse o relógio de pêndulo foi superado certamente por causa da precisão cada vez mais aprimorada dos relógios atuais, primeiramente pelo a quartzo e em seguida pelo relógio atômico, no entanto ainda possui apresso e continua sendo utilizado por muitas pessoas por causa de seu valor artístico e estético.

Confira no vídeo como funciona o mecanismo do relógio de pêndulo:

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?