Como funciona uma usina hidroelétrica

Hoje em dia, o ser humano não sabe viver sem a energia. E energia: para ligar o fogão para fazer comida, para bater a vitamina no liquidificador, para escovar o cabelo, para carregar o celular, para tomar um banho quente, para respirar, para fazer o coração bater. E, realmente precisamos da energia para muitas coisas, porém não queremos e não podemos abrir mão de muitos recursos naturais, para que haja esse feito, já que dependemos dele, para que os de mais, também possam estar existindo.

No mais, você- leitor, já parou para se perguntar de onde vem toda essa energia e como tudo funciona. Se ainda não, leia a matéria abaixo e entenda.

Usina Hidroelétricas

A energia que utilizamos durante todo o dia, vem de vários meios, porém uma das principais fontes de abastecimento elétrico, são as usinas hidroelétricas, que por sua vez, funciona por meio de sistemas, ou seja:

Uma organização “X” , inicia uma construção em meio há um rio, para que possa pegar a energia da força das águas e transformar ela em energia cinética, que por sua vez, fará com que as turbinas encontradas em meio a construção, se movimentem, gerando assim, a energia elétrica, que chega na maioria das casas espalhadas pelo mundo.

Existem várias usinas abandonadas pelo mundo, devido as fontes de água terem se secado, ou então, por não terem há tecnologia necessária para o abastecimento preciso.
Elas estão espalhadas por todo o mundo, e as vezes, pode acabar usando mais recursos naturais do que o necessário.
Foto Divulgação
Fonte: http://www.sabereletronica.com.br/artigos/1152-as-usinas-eltricas-dnamos-e-motores

No mais, a Construção de uma hidroelétrica deve estar localizada onde pode- se aproveitar os desníveis naturais dos cursos dos rios, para que possa garantir que o mesmo gere produtividade. E para aqueles que não sabem, para se fazer uma usina, sai bastante caro e utiliza de recursos renováveis, porém, o que não se pode esquecer, é que ela se trata de uma fonte de energia renovável, sendo assim, que não precisa de combustíveis fósseis.

Enfim, as vezes pode acontecer das hidroelétricas não conseguirem gerar energia o suficiente, daí as cidades ficam no total apagão. E isso acontece devido as secas, por não chover, ou seja, quando os rios não estão cheios, as turbinas não tem força para girar e fazer com que o mesmo produza a energia, o que acaba fazendo com que nada funcione, e as energias não chegue em seu destino final.

Classificação

Pode-se classifica- las em:

. Pequenas Centrais de Hidroelétricas, podem operar na faixa de 1 a 30 MW e possuir um reservatório de 3 km².

. Grandes Centrais de Hidroelétricas, que operam na faixa acima de 30 MW.

 Curiosidade

A maior usina do mundo é a de  Itaipu e está localizada no rio Paraná. Ela chega a produzir 12 600 megawatts. Sendo responsável por 25% do consumo de energia de todo o Brasil.

Veja no vídeo a seguir, como funciona uma Usina Hidroelétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.