Brasil Blogado » Saúde » Como funcionam os rins

Como funcionam os rins

O equilíbrio das quantidade de sal e água no corpo são controladas pela função dos rins que também atuam como órgão excretor capaz de eliminar as toxinas do sangue.

     

Os rins são dois órgãos que na verdade são denominados como glândulas pequenas e de coloração vermelha, que possuem a estrutura semelhante ao formato de grãos de feijão, localizados simetricamente na parte de trás do abdômen, nos lados da coluna vertebral, podendo medir em média 10 cm de largura com um peso de aproximados 150 gramas cada um.

RINS HUMANOS

Os rins funcionam como filtros altamente seletivos responsáveis por limpar o sangue das impurezas do corpo.

Esses órgãos são se suprema importância para que os demais sistemas do organismo humano realizem suas funções corretamente. Representam a força motriz do sistema urinário, que por sua vez é caracterizado com um dos sistemas excretores do ser humano, juntamente como o fígado, os pulmões, a pele, e etc.

O sangue chega ao rim através da artéria renal, que se ramifica muito no interior do órgão, originando grande número de arteríolas aferentes, onde cada uma ramifica-se no interior da cápsula de Bowman do néfron, formando um enovelado de capilares denominado glomérulo de Malpighi.

A função vital do rins é o de eliminar as substâncias tóxicas do organismo, uma vez que todos os líquidos corporais passam pelo sistema renais, mas também são exercidos outros trabalhos muito importantes, como a manutenção do equilíbrio das quantidade de sal e água no corpo, e produzem a renina, um tipo de enzima capaz de estimular a secreção do hormônio responsável pela elevação da pressão arterial quando a mesma chega a cair.

Os rins funcionam da seguinte forma:

O sangue entra nos rins através das artérias renais, logo passa para os milhões de nefrônios dispostos nos dois rins, como tipo de filtros minúsculos. Nesse momento os sangue é filtrado, os rins portanto retiram todas as impurezas, como o excesso de água e os produtos tóxicos que se formam no organismo. Já limpo, o sangue regressa à corrente sanguínea através das mesmas veias renais.

rins

É essencial manter os rins saudáveis, porque o seu funcionamento garante a estabilidade funcional dos demais órgãos do corpo.

As toxinas que foram filtradas nos rins são acumuladas na bexiga sob o aspecto de urina, quando o órgão se enche, as substâncias são eliminadas pelo organismo. Por isso é importante manter o bom funcionamento dos rins, pois se eles ficam acometidos de qualquer deficiência, sua capacidade de eliminação é reduzida, provocando vários problemas para o organismo, como a insuficiência renal.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?