Como identificar câncer de pele no nariz

O câncer muitas vezes pode não ser identificado a olho nu, porém em alguns casos é perceptível pequenas manchas na região do nariz, porém não é possível ter um laudo exato através de uma simples analise à olho. Então, sempre que houver suspeita de algo, o certo é procurar um dermatologista e contar sobre a suspeita do câncer de pele. 

O câncer da pele é o tipo de tumor que mais acomete a população, cerca de 25% dos cânceres constatados são de pele. Esse tipo de câncer é definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Sendo assim, qualquer célula que compõe a pele pode originar um câncer. Por isso que é preciso tomar certos cuidados com todo o corpo.

Tipos de Câncer

Os cânceres de pele pode ser dividido em: câncer de pele não melanoma e o melanoma. E dentre os cânceres não melanoma há o carcinoma basocelular (CBC), que é o mais frequente, porém menos agressivo. Já o carcinoma espinocelular ou epidermoide (CEC) é mais agressivo e de crescimento mais rápido.

Cerca de 80% dos cânceres de pele não melanoma são CBC e 20% são CEC. Já o melanoma cutâneo, o mais perigoso dos tumores de pele, tem a capacidade de invadir qualquer órgão e se espalhar pelo corpo. Além destes há outros, confira: 

. Tumor de células de Merkel.

. Sarcoma de Kaposi.

. Linfoma de cutâneo de células T (câncer do sistema linfático que pode atacar a pele).

. Carcinoma sebáceo (surge nas glândulas sebáceas).

. Carcinoma anexial microcístico (tumor das glândulas sudoríparas).

Se tiver algo parecido não mecha e procure um médico imediatamente.
No nariz o câncer pode ser confundido com uma espinha.
(Foto:Divulgação)

Fatores de Risco

. Exposição Solar ao longo da vida. 

. Idade e Sexo. O câncer tende a incidir mais na fase adulta e ele pode atingir mais os homens do que as mulheres. 

. Características da Pele. Aqueles que possuem a pela mais clara ou os que são albinos tem mais chances de adquiri-lo. 

. Histórico Familiar. E necessário analisar o histórico de saúde de toda a família, principalmente dos antecedentes, pois se eles tiveram câncer, há grandes chances de algum membro desenvolver o câncer um dia.  

Sintomas/ Diagnóstico/ Tratamento

Os sintomas vão estar sempre variando, pois nem sempre o câncer corresponde igualmente em todas as pessoas. Alguns sintomas podem ser:

* Nódulos (de diversas formas), perda de elasticidade, mudança de cor, escamação, crosta, coceira, sangramento e outros. 

O diagnóstico é realizado pela avaliação clínica, é um exame anátomo patológico. Ou seja, uma (biópsia) do tecido suspeito.E alguns exames que podem ser pedidos para o diagnóstico de câncer de pele são: dermatoscopia, Microscopia Confocal e Biópsia.

O tratamento mais indicado é a cirurgia para retirar o tumor. Entretanto, algumas pessoas podem não ter indicação para cirurgia, como por exemplo, idosos e as crianças em casos extremos. Além disso o portador pode estar passando ainda pela quimioterapia e outros meios para recuperação e melhora da doença. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.