Como montar um treino de musculção

Se entrarmos em uma academia de musculação é perguntamos para um iniciante o que ele sabe sobre o treino dele, normalmente vamos escutar, um: não sei nada, somente o que o instrutor me mandou fazer. Isso é muito ruim, pois para quem não sabe é legal entender bem, tudo aquilo, que se esta fazendo antes de começar.

Então, se você, também respondeu a mesma coisa, tome muito cuidado, pois pode ser que o seu treino não seja adequado para o seu biótipo. E se não for esse o seu caso, mas mesmo assim, se sentir perdido meio ao que o instrutor lhe passou, continue lendo a matéria a seguir, pois iremos explicar como montar o seu próprio treino.

Como montar o seu treino

Bom, a primeira coisa que e necessário saber é o  biotipo, se você e: Mesomorfos, Endomorfo ou  Ectomorfo. Por meio deles é possível descobrir como o seu corpo age, perante a um treino de musculação, dieta e arrecadação, tanto de força como de gordura.

E para saber isso é simples, basta analisar.

Biotipos- Foto Reprodução
Biotipos- Foto Reprodução

> Mesomorfos, são aqueles que ganham massa muscular com facilidade e perdem massa gorda também com facilidade.

Então o melhor treino para esse tipo de biotipo, vai ser aquele que possuem as cargas mais pesadas. No caso, podem estar em seu treino, os super sets, drop sets, as séries negativas e outras. Mas atenção, isso tudo só vai adiantar, se eles mantiverem um bom nível de descanso e alimentação. Caso o contrário, vão apenas retroceder.

Drop sets- Foto Reprodução
Drop sets- Foto Reprodução

Dica: Façam treinos cardiovasculares duas ou três vezes na semana, para ajudar na queima da gordura e também para não perder massa magra.

> Endomorfo, são aqueles que possuem mais dificuldades para perder massa gorda, no caso a gordura.

Se você, se identificou com esse biotipo, não fique triste, saiba, que vocês possuem uma boa estrutura óssea, o que permite, com que os treinos sejam mais  intensos. Mas atenção, pois não podem ser de cargas tão pesadas. E procure sempre uma boa faixa de repetição, pois isso sim, vai fazer diferença.

Dica: Faça cerca de três a quatro séries, com faixas de 10 a 15.

Supersets- Foto Reprodução
Supersets- Foto Reprodução

Por tanto, no momento em que for montar o seu treino, dê sempre prioridade a aqueles exercícios que vão aumentar o seu metabolismo. E se não sabe quais são esses exercícios, anota ai:  Treinos com circuitos, supersets ou então a séries compostas. 

> Ectomorfos, são aqueles que possuem o metabolismo muito rápido, ou seja, a absorção dos alimentos é feita mais rápida e a perda de suas calorias também, então é legal tomar cuidado com as repetições.

Bateria- Foto Reprodução
Bateria- Foto Reprodução

Nesse gênero, o treino vai ter de ser com cargas mais pesadas e muito intenso. Por tanto, os exercícios mais apropriados, vão ser aqueles que se usam barras e halteres. Eles permitem melhores amplitudes nos movimentos e também são melhores do que as máquinas.

Enfim, além disso tudo, deve-se analisar também o seu grau, se é iniciante, intermediário ou avançado. Feito isso, comece a separar os exercícios, de acordo com os dias da semana. O mais indicado é que nunca possua um treino muito volumoso e sim, bem distribuído.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.