Como movimentar as pernas na natação

A natação é todo movimento realizado dentro da água, seja ele executado pelo homem ou animal. E  como os movimentos não são fáceis de serem realizados, diversas pessoas procuram por aulas com objetivo de aprender a nadar. Mas a natação também oferece um leque de opções esportivas como a prática da mesma ( dentro desta modalidade há diversas particularidades), polo aquático e outras modalidades que podem estar sendo feitas. E neste artigo passaremos dicas de como movimentar as pernas na natação.

Dicas de movimentação

Dentro da água, o que vai manter o corpo em pé são as pernas e os pés devido elas tocarem o chão, porém em um certo momento eles não vão mais conseguir tal feito. Então vão ter que começar a se movimentar e para que isso aconteça, é preciso utilizar da proporção e impulso dos movimentos de todo o corpo. 

Exemplo

Se estiver no mar, para manter o corpo uniforme, é importante deixar o tronco cima do nível água. Para isso deve-se balançar as pernas em ziguezague, do modo que levante uma perna para frente e outra para traz. O mesmo vale quando  estiver em um rio ou na piscina. Mas atenção, não pode haver correnteza e nem ondas. 

A natação é uma arte, que advêm de muitos anos atras.
Repare nos movimentos em que  as pernas do nadador faz. (foto:reprodução)
Fonte: https://www.ativo.com/esportes/materia/tecnicas-de-natacao–a-bracada-perfeita

 

 Caso passar pela situação onde há ondas e correntezas, o que deve fazer é: 

* No caso das Ondas, é importante não deixar ser levado por elas. Sempre  que possível, tente passar por alas e para isso basta mergulhar sobre elas. Mas atenção, quando for mergulhar, tome cuidado para não se afogar, pois o turbilhão que elas causam é forte.Tente manter o corpo deitado, como se fosse nadar em uma piscina e mantenha as pernas sempre em movimento de propulsão.

E se por acaso, não conseguir sair dá onda e perceber que está afundando, comece a tomar impulso com os pés, jogando as pontas dos dedos dos pés todos para baixo, mas com força e eleve os braços puxando a água. 

Nas correntezas muitos dizem que não deve nadar nem contra maré, nem contra a correnteza, pois ela sempre vai te levar para algum lugar. Bem, contra maré em alguns casos é preciso, mas no caso da correnteza o correto é deixar com que ela te leve até um ponto onde você pode se fixar e ver qual a melhor alternativa para nadar e voltar, sem que o afogamento aconteça.

Esporte

Hoje em dia a natação é vista como um esporte onde há várias modalidades e dentre elas as seis mais distintas são as:

* Natação pura: que também é conhecida como natação desportiva. É a prática da natação de competição em piscina e que pode envolver quatro modalidades básicas:  crawl, bruços, costas e mariposa.

* Pólo aquático: possui o princípio básico do jogo de handbol.

* Saltos para a água ou saltos ornamentais: são as modalidades em que os atletas utilizam plataformas de diversas alturas para estar fazendo uma apresentação de salto, seja com coreografia, acrobacia ou não. 

* Águas abertas: normalmente é realizada nas travessias de rio ou mar. 

* Natação sincronizada:  é um desporto híbrido que inclui a natação, ginástica e  dança. Ela pode estar sendo realizada sozinha ou em equipe. E o que mais chama atenção na arte é a sincronia entre os atletas. 

* Mergulho Aquático: é quando o atleta faz um mergulho usando o próprio fôlego, sem uso de instrumentos e acessórios como pés de pato e bala de oxigênio, por exemplo. Lembrando que esse esporte é muito perigoso e só pode ser realizado por atletas altamente capacitados. Mesmo sendo um atleta bem preparado há riscos.Relatos recentes mostram que mergulhadores profissionais vieram a óbito por não conseguir retornar à superfície. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.