Como preparar shimeji na manteiga

shimeji é um fungo comestível ( cogumelos), rico em vitamina B12, muito cultivado em países orientais. Ele possui duas variações, popularmente conhecidos como shimeji preto e o shimeji branco. Estes cogumelos possuem um gosto diferente dos tradicionais do que são encontrados por ai.

Já sabendo como ele é, sobre sua origem, está afim de experimentar uma bela e deliciosa receita? Iremos ensinar como preparar o shimeji na manteiga. Anote o que precisa ser feito.

Receita

. Ingredientes

250 g de shimeji;

02 colheres de sopa de manteiga;

04 colheres de sopa de shoyu;

04 colheres de sopa de saquê (se não tiver pode substituir por vinho branco);

01 colher de chá de ajinomoto;

Cebolinha á vontade para salpicar;

Você ainda pode estar temperando ele com molho de caldo de quinor de sua escolha.
No prato shimeji na manteiga a cebolinha é uma boa opção.
(Foto Divulgação)

 

Modo de Preparo

Lave bem o shimeji, seque-os. Feito isso, derreta a manteiga em uma frigideira em fogo baixo, coloque na frigideira e deixe-o agir por cerca de 8 minutos, depois disso acrescente o shoyo e espere por dois minutos. Adicione o saquê/vinho e aguarde mais dois 2 minutos.

Depois basta acrescentar o ajinotomoto e misturar. Passado por todos os procedimentos, é só desligar o fogo e salpicar a cebolinha cortada em rodelas finas caso queira.

A receita leva cerca de 15 minutos para ser preparada e pode ser aproveitada para duas porções médias. O shimeji pode ser aproveitado e servido com um filé grelhado e arroz integral ou com uma salada verde e rabanete. No mais, ele ainda pode estar sendo consumido fresco, frito e desidratado.

Informação Extra

A sua produção no Brasil ainda é limitada, sendo que é possível encontra-lo mais nas colônias japonesas e chinesas, pois são as maiores consumidoras. E para quem não sabe, este cogumelo cresce em pencas, com cerca de 2 centímetros de diâmetro e com o formato de chapéu.

O shimeji possui um valor nutricional elevado, sendo bom para quem faz dietas, pois é de baixo índice calórico. Os estudos indicam que ele possui eficiência no combate ao câncer e colesterol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.