Como proferir uma palestra

A palestra está cada vez mais presente no meio profissional. Ela pode ser trabalhada em várias áreas, porém a sua principal função é mostrar um conteúdo “X” ao público alvo. E por meio disso, fazer com que eles busquem inovações e melhorias para a sua vida, dentro de quaisquer campo.

E para se estar apresentando uma palestra, não é necessário muita coisa, apenas uma boa organização é um conteúdo condizente com aquilo que o tema deseja transmitir ao próximo. Porém, ainda a quem ache essa tarefa bastante difícil, mas é normal, vamos lhe explicar o motivo disso.

Quando alguém lhe vê mediante a uma situação onde vai ter de ser o centro das atenções, o sistema dela começa a reagir e a ficar apavorado, então logo a ansiedade começa a aparecer, fazendo assim, com que tudo fique mais difícil.

E para que isso não venha acontecer com você, analise bem todas as dicas que iremos lhe dar, seguindo elas, irá dar conta de proferir uma palestra como um verdadeiro profissional. Bom, vamos lá!

Dicas

A primeira coisa a se fazer é trabalhar o seu psicológico. Saiba que a palestra vai ser proferida para os seus colegas, que te vê todos os dias. E caso não seja,  tente vê- los como se fossem amigos de infância, fazendo isso, conseguirá ficar bem mais tranquilo no momento da apresentação.

Há, você acha que eles vão exigir o máximo de você?! Então surpreenda elas, dê mesmo o máximo de você. Siga a risca o seu planejamento e não sai dele por nenhum motivo.

Agora vamos ao segundo passo, que é a escolha de seu público alvo. Ele pode estar variando, pois tudo vai depender muito do tema. Eles podem estar indo desde nível cultural e social, faixa etária, crença e muitos outros. Então é preciso analisar tudo com muito cuidado, para que não ofenda nenhuma parte e muito menos comece uma discussão sem fim.

> Dica extra: Se possui um produto destinado, tente criar uma maneira de atrair um público diferente. Faça com que eles sintam necessidade. Agora se for um público aberto, novo, tente ser mais cauteloso e faça com que ele sinta vontade de conhecer aquilo que está apresentando. E atenção, isso vai valer para quaisquer tipo de assunto, seja ele um produto ou não.

Ambiente da Palestra
Como proferir uma palestra- Foto Reprodução.

Feito isso é chegado o momento de ir para o terceiro passo, que é a preparação da palestra. Para quem não sabe, ela possui vários gêneros, que por sua vez, são os seguintes: informativa, persuasiva, motivacional e dentre outros. E vão ser por meio desses gêneros, que irá construir todo o seu objetivo. Porém tome bastante cuidado, com as suas palavras, pois as vezes elas podem possuir duplo sentido e ser mau interpretada.

Tendo a base da palestra, vamos ao quarto passo, que é o ambiente e conteúdo.

* O ambiente tem de ser discreto e onde caiba todos de uma maneira aconchegante. Ele deve possuir todos os instrumentos que irá necessitar, pois assim tudo fica mais fácil.

* O conteúdo, deve ser planejado no decorrer do período em que se tem. Ele deve de ser bem pesquisado e o palestrante tem de entender bem o assunto que vai falar. Pois de nada vai adiantar, chegar na frente de sua plateia, mesmo que seja somente de uma única pessoa e errar.

Enfim, o último passo, que é o convite de seu público. Analise bem como ele é e veja quais são as opções que possui de fazer o convite. Lembre-se que ele pode ser formal e informal, escrito no papel ou enviado por web, ou ainda feito pessoalmente.

E se ainda estiver sentindo alguma dúvida de como fazer isso, assista o vídeo a seguir. Ele é do Rene de Paula Jr., grande empresário em vários campos. Ele fala sobre o assunto de maneira clara e rápida.

http://www.youtube.com/watch?v=0rCH74kg30Y&list=TLwGSeStY77wfyKLk2BdbkJue44nyIu1oI

Boa sorte em sua apresentação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.