Como realizar a prova do laço para dengue

Tal prova do laço é realizada para identificar se a pessoa está com dengue ou não. E para se realizar a prova, o paciente não pode fazer uso de corticoides pois o mesmo altera o resultado do exame. Ele não é 100% confiável, porém já ajuda a identificar um dos sintomas da dengue no qual são as petéquias. As Petéquias são manchas vermelhas que aparecem no corpo do paciente.

Como acontece

prova do laço1Para a realização da prova, o médico ou enfermeiro irá precisar marcar o braço do paciente, com um quadrado, o mesmo deve ter o tamanho  equivalente de 2,5 cm. Este tamanho equivale, o tamanho de uma moeda de vinte e cinco centavos ou a moeda de um real.  Terá que aferir a pressão arterial do paciente. No caso ele terá que somar a pressão sistólica mais a pressão diastólica e depois dividir o resultado da mesma por dois.

O médico ou enfermeiro tem que utilizar o manguito, sempre apropriado, para cada paciente e ir até o ponto médio da pressão registrada. No caso da prova ser realizada em crianças, o mesmo deverá aguardar três minutos  e depois libera-lo do mesmo. Logo após, o médico deverá contar quantas petéquias há dentro do quadrado. Para ser positivo, no caso de crianças, deve conter dentro do quadrado dez ou mais petéquias.

Em um adulto o médico deve aguardar cinco minutos. Em seguida contar quantas petéquias ficaram dentro do quadrado. O exame do adulto, será positivo caso contenha vinte ou mais petéquias dentro do quadrado.

 

Dengue

A Dengue é causada pelo vírus da família flaviridade  que é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Existem quatro tipos de dengue, que nas quais, são: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.  O primeiro caso no Brasil foi registrado no ano de 1685 na cidade de Recife em Pernambuco. E desde então vem tendo surtos pelo país.

prova do laço3
Tem que estar muito atento aos sintomas da dengue que são parecidas com os da gripe.
( foto:reprodução)

Os sintomas mais comuns da dengue aparecem no decorrer de sete dias e são: febre; dor de cabeça, nas juntas, atrás dos olhos, nos músculos e vermelhidão. As vezes ela pode ser hemorrágica mas só  pode ter certeza depois de realizar o exame.

A mesma pode ser prevenida até mesmo dentro de casa, basta a pessoa tomar cuidado com qualquer local ou recipiente onde estiver água parada. Pois é ali que o mosquito deposita os ovos. É cada um fazendo sua parte.

O site a seguir aborda tudo sobre a dengue.

http://www.combateadengue.com.br/

O Vídeo a seguir mostra como é feito a prova do laço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.