Como reconhecer uma nota falsa de 100 reais

Atualmente uma das notas que está sendo mais sendo mais falsificada nesse meio é a de 100 reais. E você, caro leitor, deve estar atento quanto as notas que pegar. Acredito que você não sabe diferencia uma nota verdadeira de uma falsa. Se souber, que bom, continue atento e se não souber não tem problema por que o Brasil Blogado irá auxilia-lo nessa empreitada. 

Acompanhe e aprenda!

Como reconhecer

. Marca d´água: para que possa senti-la, segure a cédula contra a luz, olhando para o lado que contém a numeração. Observe na área clara, do lado esquerdo, a marca d´água, que vai estar variando desde tons claros ao escuro. No mais a figura que vai aparecer na marca d´água á a da República.

. Fibras coloridas: são pequenos fios espalhados ao longo de toda cédula, nas cores vermelha, azul e verde, que podem ser vistos em ambos os lados.

. Impressão em alto-relevo: fica nas figuras da República e da garoupa, as legendas “BANCO CENTRAL DO BRASIL” e “CEM REAIS”. Então, a tarja que tem a palavra “REAIS” e os números indicativos do valor da cédula (100) possuem relevo e podem ser sentidos com o toque.

. Fundos especiais: eles são formados por linhas retas e sinuosas extremamente finas que dão colorido em toda a cédula.

. Microimpressões: para que se possa conseguir ver esses detalhes é preciso de uma lupa. Com auxílio dela é possível ver letras como “B” e “C” na faixa clara junto da efígie (frente) e no interior do número 100 (frente e verso).

Se trabalha como caixa, tenha sempre uma lupa em mãos.
Se tiver tempo, verifique em sua nota todos os pontos citados no texto.
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://www.palpitedigital.com.br/wp/2010/03/31/como-identificar-notas-falsas-e-evitar-prejuizos/

. Registro coincidente: deve ser visto contra a luz. Nele é possível ver o desenho das Armas Nacionais impresso em um lado e ele deve se ajustar exatamente ao desenho semelhante ao que se encontra no outro lado da cédula.

. Fio de segurança: é um fio vertical de cor escura embutido no papel, bem visível com nota contra a luz. Ele possui propriedades magnéticas que serve para leitura por equipamento eletrônico de seleção e contagem.

. Numeração: serve para identificar a cédula, pois não pode existir duas cédulas com a mesma numeraçãoSendo: 

* Série – é um conjunto de 100.000 cédulas de mesmo valor, que possui  as mesmas características gráficas. É indicada pelos cinco primeiros caracteres da numeração.

* Ordem – é a numeração sequencial da cédula dentro da série.  O número de ordem pode estar variando entre 000001 à 100000.

* Estampa – identifica as séries com características físicas e/ou gráficas iguais.

. Imagem latente: deve ser observado na parte frontal da cédula, mais precisamente no canto inferior esquerdo. Então, a coloque na altura dos olhos, na posição horizontal e sob luz natural abundante, que logo ficará visível as letras “B” e “C”.

. Marca tátil: são marcas impressas em relevo para auxiliar deficientes visuais, para que eles possam identificar a cédula. Cada nota possui a sua e no caso da nota 100 aparece três elipses. 

. Fibras luminescentes: são pequenos fios espalhados no papel que acabam se tornando visíveis na cor lilás quando são expostos à luz ultravioleta. 

. Micro chancelas: são as assinaturas do Ministro da Fazenda e a outra do Presidente do Banco Central do Brasil. 

Observação: além destes elementos, pede-se que sinta a textura do papel ao manuseá-lo. O material que compõe a nota é diferente do papel comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.