Como se calcula a proteína total

As proteínas totais do corpo são um conjunto de compostos macromoleculares orgânicos de elevado peso molecular, que por sua vez, são formados por moléculas chamadas aminoácidos, que são unidos entre si por Ligações peptídicas importantes. E a sequência que eles estão ligados entre si, identifica o número de cadeias de aminoácidos e ajuda a determinar, a estrutura primária de proteínas.

No mais, elas são introduzidas no organismo por meio dos alimentos, em que as dividida para formar novas proteínas enaminoácidos. e tal procedimento acaba acontecendo, através de um processo conhecido como a síntese de proteínas. Contudo, elas acabam desempenhando muitas funções no corpo humano, para que ele possa vir a funcionar corretamente.

Enfim, as proteínas totais, nada mais são, do que o resultado da adição dos vários componentes presentes na proteína do corpo, como por exemplo: alfa1, alfa2, beta e gama globulina albumina.

Normal da proteína: A gama normal de proteína total é de aproximadamente 6,0-8,3 g/ dl (gramas por decilitro ). Tal montante é considerado o valor normal de proteína total e pode variar ligeiramente dependendo do teste  realizado. Agora sem mais de longas, vejamos a seguir, como calcula-lá. Acompanhe!

Como calcula-lá

Para saber a quantidade exata  de proteína que se deve consumir durante o dia, e necessário analisar alguns pontos, vejamos.

Digamos que para obter um ganho de massa muscular é preciso que o atleta ingira cerca de 2 gramas  a 3,5 gramas de proteínas, por cada quilo presente em seu corpo.

Cuidado com os acréscimos na dieta.
Procure sempre somar as proteínas de sua alimentação e suplementação.
Foto Divulgação

Observação: Contudo, pode-se digerir mais ou menos do que isso, tudo vai depender do tamanho do corpo, peso, atividade física, do músculo e de massa encontrada no mesmo.

Então suponhamos que em um atleta normal, ele use cerca de 2 gramas de proteína, logo a conta ficaria de tal modo:

Peso (Kg) x 2 gramas = Quantidade de proteína em gramas

Mas atenção, fique atento quanto:

. Alimentação e suplementação, pois ambas já vão possuir proteínas. Por tanto, sempre calcule as duas coisas juntas, não pense jamais que somente os alimentos, vai te proporcionar o que necessita.  Vejamos um segundo exemplo.

Ex: Se um atleta possui cerca de 63 Kg, e tem uma dieta de aproximadamente 2450 Kcal diárias, logo o seu consumo de proteínas ficará da seguinte forma:

Peso: 80 x 2 gramas = 126 gramas de proteína. 

E se por acaso, queira saber como ela ficará em calórias, vai ser necessário realizar o seguinte cálculo:

1 grama de proteína = 4 calorias

Sendo,  assim:

126 de proteínas diárias x 4 calórias = 504 calórias de proteína. 

Agora que já sabe como somar as suas proteínas, basta distribui-las de modo correto em sua dieta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.